Foto: Paulo Gomes
Na próxima segunda-feira (7 de outubro), a Igreja Católica no Brasil celebrará o 1º Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria, instituído pela lei federal 14.745/2023, e a Diocese de Piracicaba terá participação importante nas comemorações da data, que será marcada por celebrações aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, fará a consagração de todo Brasil a Nossa Senhora Aparecida e, ao lado do cardeal e arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, participará de todos os atos religiosos no local.
Embora o evento não seja aberto ao público, as celebrações serão transmitidas, ao vivo, pelo canal de YouTube e demais redes sociais do Instituto Hesed, que agora também tem casas instaladas no território diocesano, em Piracicaba e Rio Claro. Diversas paróquias de toda a Diocese também estão organizando suas próprias programações para celebrar o 1º Dia Nacional do Rosário. Veja ao final deste texto como será a celebração transmitida do Cristo Redentor.
Dom Devair ressalta que a instituição do Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria representa um capítulo importante na história do catolicismo no Brasil, pois reconhece e resguarda por lei a prática de uma devoção mariana muito enraizada nas mais diversas camadas da população. “Por isso também será um momento de muita alegria e muita oração pelo povo brasileiro, pelas famílias e por todos aqueles que defendem a vida como dom de Deus”, afirmou o bispo de Piracicaba.
A Lei 14.745, que instituiu oficialmente no Brasil o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria, teve origem em projeto de autoria da deputada federal Simone Marquetto e foi sancionada, em 5 de dezembro de 2023, pelo vice-presidente Geraldo Alckmin no exercício do cargo de presidente da República na ocasião. A publicação ocorreu no Diário Oficial da União em 6 de dezembro de 2023. O dia 7 de outubro foi escolhido por ser a mesma data em que os fiéis católicos celebram a Bem-aventurada Virgem Maria do Rosário.
Em declaração, a deputada Simone Marquetto destacou: “Este dia é um marco para a fé e a devoção à Virgem Maria no Brasil. Instituir o Dia Nacional do Rosário reforça a importância da oração coletiva, que une e fortalece milhões de brasileiros. É uma honra testemunhar o poder transformador da fé em nossa sociedade.”
Dia 7 de outubro de 2024
17h40 Abertura – início da transmissão
17h45 Clarim para entrada de Nossa Senhora
17h48 Hino nacional
17h52 Leitura da lei federal 14.745/2023
17h55 Mensagem do Papa Francisco
17h58 Iluminação do Cristo Redentor (azul)
18h Entrada do Santíssimo Sacramento
18h05 Início do Santo Rosário
20h05 Santa Missa
21h Fim do evento