Dom Devair presidirá missa campal neste domingo, em Piracicaba (Foto: Divulgação / Diocese de Piracicaba)
A Diocese de Piracicaba prossegue neste mês de setembro com as celebrações do Jubileu de Carvalho, que marca os 80 anos de sua fundação. Desde a Festa de Cristo Rei, em novembro de 2023, a comunidade católica das 15 cidades do território diocesano tem participado de eventos religiosos e culturais pensados para que os fiéis possam renovar a experiência e a vivacidade da fé católica. Um dos principais momentos das comemorações será a missa campal deste domingo (8), às 17 horas, na Praça da Catedral de Piracicaba. Confira abaixo a programação completa de setembro:
Foto: Gabriel Hirga
As comemorações começam neste sábado, 7 de setembro, com a apresentação do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), que acontecerá na Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba, a partir das 15 horas. Neste ano, a Osesp completa 30 anos de existência. O grupo criado em 1994 é reconhecido como referência em música vocal no Brasil. Formado por 47 vozes e sob a regência do Maestro William Coelho, o coro dá ênfase à interpretação, ao registro e à difusão de músicas dos séculos XX e XXI e de compositores brasileiros. O evento tem entrada gratuita.
No domingo, 8 de setembro, ocorrerá a Missa Jubilar, presidida por Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo diocesano, às 17 horas, na praça em frente à Catedral Santo Antônio, em Piracicaba. A missa reunirá padres e fiéis das 27 paróquias de Piracicaba e da paróquia de Saltinho, que fazem parte das Regiões Pastorais Piracicaba 1, 2 e 3. As demais regiões pastorais de Rio Claro, Capivari, Santa Bárbara d’Oeste e São Pedro já sediaram neste ano as suas missas jubilares.
"Meus irmãos e irmãs, este Ano Jubilar é um tempo de grande graça para todos nós. Celebrar os 80 anos da nossa Diocese de Piracicaba é celebrar a fé viva de todos que construíram e continuam a construir essa história de amor e serviço a Deus e ao próximo. Cada missa, cada evento, é uma oportunidade de renovarmos nosso compromisso com Cristo, nossa missão de ser Igreja e nossa união como comunidade”, declarou Dom Devair.
O bispo acrescentou: “Convido a todos para que participem conosco das celebrações que ainda estão por vir, especialmente da Missa Jubilar do próximo domingo, dia 8 de setembro. Será um momento de comunhão, onde nos reuniremos como uma só família de fé para agradecer a Deus por todas as bênçãos derramadas sobre a nossa Diocese. Participem com suas famílias e celebremos juntos o amor de Cristo que nos une e nos fortalece."
A missa campal será transmitida ao vivo pela TV Canção Nova. Haverá transmissão também pelo canal do YouTube da TV Oração (acesse aqui).
No dia 22 de setembro, o Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central, será palco do musical "Virgem das Dores - Da dor à Esperança", apresentado pela Comunidade Kénosis. Com duas sessões, às 15 e às 19 horas, o musical também é parte das comemorações do Jubileu de Carvalho, trazendo uma mensagem de esperança e renovação espiritual, inspirada na vida e na fé da Santíssima Virgem Maria.
Os ingressos para as duas sessões estão à venda pela plataforma Sympla, nestes dois links: 15 horas (aqui) e 19 horas (aqui). A classificação indicativa é de 10 anos, o musical contém cenas de agressão física e morte (recordando a Paixão de Cristo) e temáticas adultas. Crianças de colo, que não ocupam assento, não precisam de ingresso. O espetáculo tem duração de aproximadamente uma hora e meia.
As comemorações continuam no dia 14 de setembro, com o "Jubileu Solidário" em Santa Bárbara d’Oeste, evento que contará com a presença de Frei Gilson, uma das vozes mais influentes da música católica atual. O evento será das 14 às 21 horas e contará também com apresentações de Juninho Cassimiro, Fraternidade São João Paulo II e Ministério Adoração e Vida. Frei Gilson deve subir ao palco por volta das 17 horas. Leia mais sobre o evento neste link: clique aqui.
Foto: Pascom / Casa de Maria
Desde a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, em novembro de 2023, a Diocese de Piracicaba celebra o Ano Jubilar com uma série de eventos e missas jubilares em todas as regiões pastorais. No início de agosto deste ano, o Encontro Regional do Exército de São Miguel e o show da Irmã Kelly Patrícia, em Rio Claro, foram os destaques na programação. Outro momento marcante das comemorações foi a visita das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus em Piracicaba.
As relíquias de Santa Teresinha, que é uma das santas mais populares do catolicismo, estiveram em peregrinação na Diocese entre 16 e 19 de agosto de 2024. O relicário pôde ser visto e venerado pelos fiéis no Carmelo do Imaculado Coração de Maria e de São José, no bairro São Dimas, e na Catedral de Piracicaba. A visita fez parte também das comemorações do Jubileu de Carvalho da Diocese.
A Igreja Católica Apostólica Romana, por meio de documento emitido pela Penitenciaria Apostólica da Santa Sé, concedeu aos fiéis das 15 cidades pertencentes à Diocese de Piracicaba a possibilidade de obterem indulgências plenárias por ocasião do Jubileu Diocesano de Carvalho. Isso significa que, durante todo o ano jubilar, que se encerrará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo (dia 24 de novembro de 2024), os católicos poderão obter a remissão total das penas temporais pelos pecados cometidos e perdoados em confissão. Saiba como obter as indulgências plenárias neste link: clique aqui.