Candidatos ao diaconado com o padre Kleber Fernandes Danelon, delegado episcopal para os diáconos na Diocese
A Diocese de Piracicaba terá, a partir deste sábado (10), sete novos diáconos permanentes, que serão ordenados pela oração consecratória e imposição das mãos do bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca. A Solene Celebração Eucarística com rito de ordenação dos novos diáconos será na Sé Catedral de Piracicaba, às 10 horas. A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Oração (acesse aqui para assistir).
Receberão o sacramento da Ordem no grau do diaconado os senhores Carlos Donizete Ribeiro, Edson Luís Pires de Abreu, Edvilson Alves da Silva, José Edmilson Henrique, Marcos Antônio Gonçalves, Odair Ricardo Vieira e Vagner Aparecido Souza. Todos eles passaram pelo processo formativo da Escola Diaconal “São Filipe”, criada em 2009 com o objetivo de preparar novos diáconos permanentes para a Diocese de Piracicaba.
Os diáconos permanentes são homens casados aos quais é confiado o sacramento da ordem em seu primeiro grau. A eles compete a administrar o Batismo, assistir a Matrimônios, conservar e distribuir a Santa Eucaristia, presidir celebrações da Palavra de Deus, realizar exéquias, administrar sacramentais da Igreja como ritos, preces e bênçãos, dedicar-se ao serviço dos pobres e outras necessidades da Igreja.
“Como bem já explicou o Papa Francisco, o diácono não é um tipo de acólito de luxo ou um sacerdote de categoria inferior. O diácono realiza um serviço muito importante para a Igreja e para os fiéis como um todo, auxiliando nas paróquias, nas pastorais e servindo ao povo de Deus nas tarefas para as quais foram preparados para desempenhar. É uma alegria poder contar com mais estes sete operários para a messe do Senhor”, disse o bispo Dom Devair.
Atualmente, a Diocese de Piracicaba tem 42 diáconos permanentes. Com as novas ordenações, serão 49 distribuídos nas diferentes comunidades paroquiais das 15 cidades que compõem o território diocesano.