A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Piracicaba realiza na próxima quarta-feira, dia 31 de julho, uma formação diocesana com o tema “Inteligência Artificial: ética e uso responsável”. A palestra será ministrada pelo professor Ricardo Cerri, que é doutor em Ciência da Computação e Matemática Computacional.
Aberto ao público em geral, o evento é direcionado aos agentes de Pascom de toda diocese Diocese e será realizado nas dependências da Paróquia São Judas Tadeu, em Piracicaba, a partir das 19h30.
Ricardo Cerri obteve doutorado em Ciência da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (ICMC/USP/Brasil), trabalhando com Redes Neurais e Algoritmos Genéticos para Problemas Hierárquicos e Multirrótulo. Durante o doutorado, desenvolveu parte de suas pesquisas nas universidades de Surrey e Kent, ambas no Reino Unido. Sua tese foi a segunda melhor do Concurso Brasileiro de Teses em Inteligência Artificial, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (2014).
O pesquisador tem experiência com os temas relacionados principalmente a Bioinformática e Aprendizado de Máquina, com foco especial em métodos avançados para classificação e regressão de dados com múltiplas saídas e saídas estruturadas.
De 2015 a 2024, Cerri ocupou o cargo de Professor Adjunto no Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/Brasil), liderando o grupo de pesquisa em Bioinformática e Aprendizado de Máquina (BioMal - www.biomal.ufscar.br), supervisionando estudantes de graduação e pós-graduação. Também é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, tendo colaborações internacionais em andamento com parceiros da Universidade de Kent (Reino Unido), Universidade de Surrey (Reino Unido), Universidade de Nottingham (Reino Unido), Universidade do Porto (Portugal) e KU Leuven (Bélgica), além de várias colaborações nacionais.
Além disso, de 2019 a 2020, realizou pesquisa de pós-doutorado no Laboratório de Inteligência Artificial e Suporte à Decisão (LIAAD) da Universidade do Porto (Portugal), trabalhando com classificação multirrótulo em fluxos contínuos de dados. Atualmente é Professor Assistente Doutor no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo.