Padre Rodrigo Anholetto (5º da direita para esquerda) com demais coordenadores diocesanos de Pastoral do Estado de São Paulo
Desde segunda-feira ( 8 ), o Encontro de Coordenadores Diocesanos de Pastoral, promovido pelo secretariado geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontece na Casa dom Luciano, em Brasília (DF). A iniciativa reúne também coordenadores de pastorais específicas, como por exemplo da Pastoral Familiar, Pastoral Juvenil, Pastoral do Dízimo, dentre outras. Até sexta-feira (12), participam do encontro 203 coordenadores de pastoral de todo país.
O padre Rodrigo Simões Anholetto, coordenador diocesano de Pastoral e pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga, em Piracicaba, participa do encontro pela Diocese de Piracicaba.
O subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, padre Jânison de Sá Santo, reforçou na abertura que o encontro responde a um pedido feito pelos secretários executivos dos 19 regionais da CNBB.
Ele lembrou que o encontro tem caráter formativo e buscará alinhar o grupo de coordenadores pastorais e da ação evangelizadora aos principais temas em curso na Igreja no país e no mundo, como o processo da atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, do sínodo e do Jubileu 2025, entre outros.
O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, expressou a alegria de acolher este encontro de coordenadores de pastoral de todo o país e conhecer mais de perto suas dores e alegrias. Dom Ricardo apresentou aos participantes a forma como a Igreja no Brasil e a própria CNBB estão organizadas.
A primeira conferência do encontro foi conduzida pelo secretário do Instituto Nacional de Pastoral Pe. Alberto Antoniazzi (Inapaz) da CNBB e sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC), padre Danilo Pinto dos Santos. Ele aprofundou o tema “Impacto das Inteligências Artificiais na Evangelização”.
Texto: com informações de Willian Bonfim / Divulgação CNBB