A Paróquia São João Batista, em Ártemis – Piracicaba, celebra 100 anos de existência da igreja no distrito piracicabano. A programação celebrativa tem início nesta quinta-feira (4) e terá quatro dias de missas com padres que passaram recentemente pela comunidade recentemente.
As celebrações serão nesta quinta, às 19h30, com padre Celso de Jesus Ribeiro. Na sexta-feira (5), às 19h30, a missa será presidida pelo padre Paulo Roberto Saraiva de Brito. O atual administrador paroquial da Paróquia São João Batista de Ártemis, o padre André Luís Peira Ruffino, presidirá as missas do sábado (6), às 19h30, e do domingo (7), às 9h30.
A fica na Rua São João, 355, em Ártemis, e teve seus primeiros passos como capela, construída em um terreno doado em 1924. Em agosto de 1989, as religiosas da Congregação das Irmãs de São José de Chambery, passaram a administrar a capela e deram início a uma caminhada pastoral.
Em 7 de junho de 1991, foi criada por Dom Eduardo Koaik a então capela curada São João Batista, com território desmembrado das paróquias Santa Teresinha, São José, ambas de Piracicaba e Imaculada Conceição, de Águas de São Pedro. Sua instalação ocorreu no dia 9 de junho.
Com a criação da capela curada, as irmãs passaram a responder pela administração pastoral e econômica. A missão delas se estendeu até 1997, quando o diácono Luiz Venturini passou a coordenar a comunidade. Em 17 de julho de 1998 chegaram a Ártemis as irmãs salvatorianas para assumir a direção da então denominada quase-paróquia.
Além da coordenação pastoral, administrativa e econômica da quase-paróquia, as religiosas também se empenharam na reforma e ampliação da Igreja Matriz, cujas obras foram concluídas em 2003. Até 2013 a quase-paróquia teve a direção das irmãs salvatorianas. E, em 11 de fevereiro de 2013, assumiu como administrador paroquial o padre José Ailton Figueiredo. A elevação da Quase-Paróquia São João Batista a paróquia ocorreu no dia 30 de março de 2014, por Dom Fernando Mason.