Solenidade promovida pela Câmara Municipal celebrou os 250 anos da Paróquia Santo Antônio, Sé Catedral de Piracicaba. A iniciativa foi do vereador Pedro Kawai, autor do requerimento 645/2024, aprovado na 32ª Reunião Ordinária. A cerimônia aconteceu na noite desta terça-feira, dia 25 de junho, às 19h30, nas dependências da Catedral.
No teor do requerimento o parlamentar registra que a homenagem destaca "um dos maiores patrimônios culturais da cidade, que abriga em seu conjunto peças sacras de relevância, além de elementos integrados, como o seu relógio mecânico e o magnífico órgão de tubos, instrumento tombado em 2023 como parte de nosso acervo cultural. Além das qualidades religiosas, históricas, artísticas e culturais, onde, a Catedral, enquanto paróquia, colabora significativamente para as questões sociais da cidade, ressaltando o trabalho da Pia União de Santo Antônio".
Na composição do dispositivo de honra que presidiu os trabalhos da noite, o autor da solenidade, Pedro Kawai, o pácoro emérito da Paróquia de Santo Antonio, monsenhor Jamil Nassif Habib, o pároco Henrique Dionísio Assi, da paróquia Santo Antonio, o vigário padre Leando Rasera, o vereador Laércio Trevisan Jr. e o vereador Paulo Camolesi.
Abrindo o ciclo de saudações, o vereador Paulo Camolesi destacou a importância da realização da solenidade e, relembrou o seu tempo de infância, em oração que aprendeu com sua mãe: "Santo Antonio pequenino, duas velas me alumiam, diabo não me atente, nem de noite nem de dia", em prece que reza todos os dias. Também falou das procissões, acompanhada pela Banda Lira Guarani, onde despertou a vontade de aprender um instrumento, sendo que seu tio, que tocava na banda, lhe prometeu um clarinete de presente, mas que de fato isso não aconteceu, mas ficou a lembrança de situações que marcaram sua vida na Catedral.
O vereador Laércio Trevisan Jr. também falou da satisfação em participar das comemorações dos 250 anos da Catedral, até pela simbologia que tem com a história da criação da cidade de Piracicaba, nos seus 256 anos de vida, de uma instituição que tem o seu valor social, histórico, religioso e cultural. Também referendou os dois novos padres que começam suas atividades nesta igreja, que também foi espaço frequentado por seus familiares, além de nomes expressivos da política nacional como o ex-presidente Jucelino Kubtischek e o governador Jânio Quadros, que estiveram presentes na inauguração da segunda torre da igreja.
O vigário padre Leandro Razera agradeceu em nome da comunidade da Catedral o gesto de atenção e reconhecimento por esta grande dádiva que a igreja representa para a cidade. E, fez uma menção à Santo Antonio, onde nos 250 anos não é celebrar um prédio, uma estrutura somente, mas acima de tudo referendar a presença de Deus, que através deste santo tem derramado tantas bênçãos na cidade.
O padre Dionísio Henrique Assi, da Paróquia Santo Antônio Sé de Piracicaba, acentuou que celebrar os 250 anos é olhar para a história, da cidade, da igreja, da comunidade e do povo de Deus, num olhar de gratidão, por tudo aquilo que recebemos, num olhar para trás e perceber as bênçãos de Deus. E, a possibilidade de olhar para frente com um olhar de esperança, em diversos acertos e, também olhando onde falhamos, para correção, visando um olhar de esperança que nos lance para a frente, na oportunidade de vivermos nosso tempo. Também agradeceu a iniciativa de Kawai e a todos os presentes, incluindo membros de comunidades e lideranças.
O vereador autor da solenidade, Pedro Kawai saudou a formação das pessoas que compuseram o dispositivo de honra, em especial a presença do monsenhor Jamil Nassif, em referência como ser humano, que o orienta muito no seu caminhar. O parlamentar também destacou a memória do quanto foi a construção do templo e da fé, na crença de que possamos fazer a diferença no continuar o processo histórico. Além de destacar o papel da Câmara, no reconhecimento dos 250 anos da Catedral. E, ainda enfatizou as famílias, vidas salvas, batismos e tudo mais que ocorre neste sagrado espaço da Catedral.
Na sequência da solenidade foi apresentado um vídeo com foco nos 250 anos da Catedral, em depoimentos de voluntários, a exemplo de ministro de eucaristia, que atua na conservação do relógio, como um dos maiores patrimônios da cidade. O vídeo também realça a participação de Maria Jeanette Pizzinatto, ao esclarecer que sempre pertenceu à Catedral, desde criança, estando presente na chegada do primeiro bispo de Piracicaba, Dom Ernesto de Paula, onde se aproximou melhor com a passagem do Padre Otto Dana, quando foi convidada a ser ministra extraordinária de eucaristia, onde viu a Catedral crescer e, hoje se consolidando como a principal igreja da cidade.
No vídeo também ganhou destaque o trabalho social realizado pela Pia União de Santo Antonio, inaugurada desde 1995 e, que até hoje atua no acolhimento do povo.
E para fazer uso da palavra em nome da Catedral, o padre Henrique Dionísio Assi destacou o caráter da grande noite, em reconhecimento da Câmara perante os 250 anos da Paróquia, onde a cidade e o Estado reconheceram o surgimento da igreja, sendo um momento de gratidão. "Que possamos como igreja continuar atendendo o chamado a que Deus nos faz, anunciando o reino, para que possamos continuar servindo a cidade, em atendimento aos mais pobres, em cuidados espirituais e compartilhamento de alegrias, além de colaboração com a cidade visando um mundo melhor", concluiu o religioso.