Missa pelo 62º aniversário de Dedicação da Catedral, na última segunda-feira, dia 17 (Foto: Pascom / Catedral de Piracicaba)
A Paróquia Santo Antônio – Sé Catedral de Piracicaba iniciou na segunda-feira (17) as comemorações pelos 250 anos de sua criação e instalação, com a missa pelo 62º aniversário de Dedicação da igreja. Até o dia 29 de junho, todas as celebrações comemorativas serão presididas pelo bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca.
Neste domingo (23), às 10h30, ocorre a Missa Solene de comemoração dos 250 anos de instalação da paróquia. As comemorações incluem também uma sessão solene organizada pela Câmara de Piracicaba e apresentação musical. Paralelamente, até domingo seguem as festividades na Praça da Catedral em homenagem a Santo Antônio, padroeiro da Diocese.
“Temos uma belíssima Catedral que foi restaurada até o final de 2023. Estão acontecendo várias comemorações também porque estamos no Jubileu de Carvalho, celebrando os 80 anos da Diocese de Piracicaba. As pessoas podem se perguntar como é que a Catedral tem 250 anos, se a diocese tem 80, não é? Mas é que a Catedral, enquanto igreja, é mais antiga que a própria Diocese, que foi criada muito tempo depois. Então, a história de Santo Antônio com Piracicaba já nos precedia; há 250 anos já havia na área Central uma igreja dedicada a esse santo e que depois foi estabelecida como a Catedral da nossa Diocese”, comentou o bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca.
“Eu digo que é uma das igrejas mais bonitas do estado de São Paulo”, disse o bispo, que completou: “A Catedral de Piracicaba conserva uma simplicidade, que é uma característica dos franciscanos, uma característica de Santo Antônio, e ao mesmo tempo ela é muito ampla, você tem dentro dela, de qualquer ponto, uma ótima visibilidade de toda a assembleia. Então a nossa Catedral conserva essa força e essa beleza.”
Antiga Paróquia e a Catedral quando recém-construída (Foto: Arquivo / Diocese de Piracicaba)
A Paróquia Santo Antônio foi criada em 21 de junho de 1774, apenas sete anos após a fundação de Piracicaba, pelo terceiro bispo de São Paulo, Dom Frei Manuel da Ressurreição, desmembrando-a da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, da cidade de Itu. Com a criação da Diocese em 1944, a paróquia foi se tornou a igreja-mãe da Diocese, chamada Sé Catedral.
Por iniciativa do primeiro bispo diocesano, Dom Ernesto de Paula, o templo atual foi construído para substituir a antiga igreja matriz, que foi demolida. Em 13 de junho de 1946 foi lançada a pedra fundamental para o início da construção. E, em 27 de dezembro de 1950, aconteceu a inauguração oficial da nova Catedral, com missa presidida pelo pároco da época, monsenhor Manoel Francisco Rosa.
Tombada pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Município de Piracicaba), em fevereiro de 2018 foi iniciada ampla reforma e restauração da Igreja Matriz. O processo foi concluído no final de 2023 (leia mais aqui e aqui). Para mais informações sobre a história da Catedral, acesse aqui.
Domingo, 10h30
Missa Solene de comemoração dos 250 anos de instalação da Paróquia
Terça-feira, 19h30
Sessão Solene organizada pela Câmara Municipal em homenagem ao aniversário da Paróquia
Sábado, 19h
Cantata comemorativa pelos 250 anos da paróquia com coral dos Arautos do Evangelho
Parte interna da Catedral após reforma em 2023 (Foto: Leo Rait @leorait / LARGO Arquitetura @largo.arquitetura)