Os padres Andrés Alejandro Furlán e Maciel José da Silva receberam da Câmara Municipal o “Título de Cidadão Piracicabano”, em reunião solene na terça-feira (4), às 19h30, no Salão Nobre Helly de Campos Melges. A homenagem, de autoria de Thiago Ribeiro também contou com a participação do vereador Paulo Camolesi.
Já o projeto decreto legislativo 2/2024 destaca o histórico do padre Maciel José da Silva, nascido em Cavaleiro, no município de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife. Sacerdote ordenado em 2007, atuou como superior do Lar São Luiz Orione, reitor no Seminário Menor São Tarcísio e vigário na Arquidiocese de Vitória, no Espírito Santo. Desde 2022 em Piracicaba, trabalha como colaborador do padre Andrés Alejandro Furlán, na paróquia São Paulo Apóstolo.
A solenidade para entrega das honrarias foi aberta ao público e transmitida ao vivo pela TV Câmara, nos canais 11.3 UHF, 4 da Net/Claro e 9 da Vivo. O evento também contou com transmissão simultânea pelo YouTube e Facebook da Câmara.
O vereador Paulo Camolesi abriu o ciclo de saudações falando da grande alegria de comparecer na solenidade. E, destacou o trabalho paroquial em Piracicaba, onde mesmo diante dos sofrimentos e dificuldades, nunca desistiu do trabalho firme e forte pelo amor a Deus. "Vocês saíram de suas terras para fazer o bem. Trouxeram a mensagem de Jesus, nos fortalecendo cada vez mais a nossa fé", concluiu o parlamentar, que fez questão de tirar sua boina - seu chapéu, para reverenciar os dois padres contemplados.
O presidente dos trabalhos e autor da solenidade, Thiago Ribeiro falou do caráter festivo da noite, com alusão aos mais novos piracicabanos, de pessoas que tem trabalho relevante em prol da cidade e, que unidos em Cristo, são merecedores das homenagens, pelo amor e compaixão ao próximo. "De homens que levam a palavra, o perdão, pessoas de alma transparente e pura. Que continuem nesta missão de salvar vidas", concluiu o parlamentar, que também falou da era tecnológica, que de um lado ajuda muito, mas também deixa o ser humano doente, onde se sobressai o trabalho de pessoas como os homenageados da noite, que levam a esperança e a vida.
Na sequência da solenidade foi apresentado um vídeo especial sobre os laureados da noite, onde o cerimonialista destacou as condições em que o Poder Legislativo concede o título honorífico, voltado às pessoas abnegadas, que prestam relevantes serviços à cidade. Nos depoimentos, familiares e amigos, além de religiosos destacam a trajetória dos contemplados.
Padre Andrés ocupou a tribuna de honra para falar do recebimento do título de cidadania, onde veio de longe para estar conosco. Também falou do papel do missionário, das dificuldades, que deixam a sua pátria, família e amigos, para cumprir a palavra de Jesus, indo para todo o mundo para pregar o evangelho. Também considerou que estar em Piracicaba faz a diferença, pois a cidade sabe acolher o próximo. "Agora, como cidadão piracicabano faço parte de vocês, somos uma grande família. Isto muito nos honra. Estou me sentindo como o Messi, ao ganhar a Bola de Ouro", concluiu o religioso, que ainda enalteceu a Câmara, perante seus assessores.
Andrés ainda citou o vereador Camolesi, igualmente a Thiago Ribeiro, pelo trabalho que realizam na Câmara, em conjunto com a Igreja, na propagação dos valores cristãos e respeito à vida, contra os maiores males, a exemplo do aborto. Também falou do que significa para eles a honraria recebida, onde é grato a todos. Além de acentuar que faz parte de um coletivo muito grande, que une todos os padres, onde a força está na união, e no trabalho com o Bispo Dom Evair.
O religioso também ressaltou o Instituto do Verbo Encarnado, nos 40 anos de atuação na igreja, em mais de 45 países e 97 dioceses, na formação de missionários, espalhados por várias partes do mundo, nos continentes. "A eles devemos este trabalho fecundo em Piracicaba, fazemos parte dele", finalizou.
Padre Maciel também ocupou a tribuna de honra para falar da alegria no recebimento da honraria. E, citou as 300 missões pelo mundo, e em todos os lugares de Piracicaba, "num lugar excepcional, onde chegamos e já nos sentimos piracicabanos", disse. Maciel também agradeceu o vereador Thiago e acentuou o trabalho dos missionários, além de citar amigos e familiares, como a razão maior para estar aqui.
O pároco ainda enalteceu o bem estar espiritual, que ultrapassa o material, onde "passamos para a sociedade a primazia do bem espiritual", além de considerar as causas que levam a sociedade estar em crise hoje, em detrimento à falta de valores. Também falou da causa da crise na sociedade hoje, sem esquecer a parte espiritual do povo. "Se a alma está sadia, mesmo no hospital o homem levanta. Nossa sociedade está enferma", disse o religioso, que ainda mencionou o povo que hoje está sofrendo na Faixa de Gaza, onde lá, mesmo eles não tendo nada, ainda resta acreditar na esperança.
Padre Maciel encerrou o seu discurso de agradecimento lembrando que é nestas horas de aflições, "é que a gente entende a importância de fazer o bem espiritual ao povo. Agradecemos imensamente este reconhecimento, em trabalho junto para curar toda a sociedade. Mesmo que tenhamos apenas uma alma piracicabana salva, já valeu nosso trabalho. Quando uma sociedade coloca Deus em primeiro plano a sociedade floresce. Vamos trabalhar juntos para que Deus seja o primeiro, acima de tudo e de todos, e Cristo para sempre seja louvado", concluiu.
Confira aqui o vídeo com a íntegra da reunião solene.
Texto: Martim Vieira / Câmara de Piracicaba
Foto: Guilherme Leite / Câmara de Piracicaba