Em razão do Maio Laranja e do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, os conselheiros tutelares de Santa Bárbara d’Oeste iniciam neste mês um trabalho específico de conscientização e prevenção a esses tipos de crimes.
A iniciativa conta com o apoio da Diocese de Piracicaba, que cederá espaços das paróquias para realização de palestras e outras atividades relacionadas ao tema, não apenas no mês de maio, mas ao longo do ano. O objetivo é alertar para a necessidade de uma atenção constante das famílias em relação ao abuso e à exploração sexual das crianças e dos adolescentes.
Juntamente com o padre Kleber Fernandes Danelon, coordenador da Região Pastoral Santa Bárbara, os conselheiros tutelares Elisangela Paula de Rezende Aciolli, Nair Cavelani Natalin, Rafaela Dantas, Robério Xavier Bonfim e Rodrigo de Jesus Brito estiveram reunidos com o bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, para tratar do projeto.
“Dom Devair quer que as paróquias e pastorais se envolvam na conscientização desta questão e deem apoio a esse importante trabalho dos conselheiros tutelares contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes”, destacou padre Kleber.
Uma primeira atividade aconteceu na última quarta-feira (15), no salão da Casa de Maria, da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Santa Bárbara d’Oeste.
Casa de Maria recebeu atividade de conscientização sobre combate ao abuso e à exploração sexual infantil
Além de palestras e divulgação de materiais informativos, uma das ações previstas é a divulgação do Disque 100 ou “Disque Direitos Humanos”, número de telefone que deve ser utilizado para realização de denúncias de violação de direitos humanos, incluindo casos de abuso e exploração sexual infantil. As denúncias pelo Disque 100 são anônimas, ou seja, o denunciante não precisa se identificar ao relatar o crime, ficando resguardada a sua imagem.
Evento aconteceu na última quarta-feira (15) na Casa de Maria
Fotos: Divulgação