O bispo emérito de Piracicaba, Dom Frei Fernando Mason (OFM Conv), celebra nesta sexta-feira (10), na Catedral Santo Antônio, seu Jubileu de Prata Episcopal – 25 anos de sua ordenação como bispo da Igreja Católica Apostólica Romana. A missa solene terá início às 19h30.
Nascido em 21 de janeiro de 1945, em Loreggia (Itália), Dom Fernando recebeu a ordenação sacerdotal em 1971, chegou ao Brasil em julho de 1972 e foi nomeado bispo pelo Papa João Paulo II em 3 de março de 1999. No dia 1º de maio daquele mesmo ano, recebeu sua ordenação episcopal e tomou posse como primeiro bispo da recém-criada Diocese de Caraguatatuba. No dia 25 de maio de 2005 (Ano da Eucaristia), na véspera de Corpus Christi, o Papa Bento XVI nomeou Dom Fernando como bispo da Diocese de Piracicaba.
Dom Fernando é franciscano da Ordem dos Frades Menores Conventuais e, abraçando a ordem de São Francisco, optou por ser missionário e isso se concretizou ao deixar a terra natal, vindo para o Brasil, onde exerceu diversos serviços em diferentes cidades de São Paulo e do Paraná. Ele recebeu formação religiosa na cidade de Pádua, onde Santo Antônio viveu e morreu. Na basílica onde está sepultado o santo, fez sua profissão religiosa solene e foi ordenado sacerdote. Santo Antônio é também padroeiro da Diocese de Piracicaba.
Dom Fernando foi o 5º bispo da Diocese de Piracicaba, tendo iniciado seu ministério aqui em 24 de julho de 2005. Seu lema episcopal é “Christus factus obediens” – (Seguir) Cristo feito obediente.
No dia 11 de novembro de 2020 encerrou o ministério episcopal, continuando no governo da diocese como Administrador Apostólico. Em 16 de janeiro de 2021, com a posse de Dom Devair Araújo da Fonseca como novo bispo diocesano, Dom Fernando se tornou bispo emérito de Piracicaba.