A Diocese de Piracicaba e o Exército de Formiguinhas iniciaram, nesta sexta-feira (3), uma campanha para arrecadar doações que serão destinadas a vítimas das fortes chuvas que atingiram diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias. Os mantimentos poderão ser doados nas paróquias das 15 cidades que pertencem ao território diocesano (acesse a lista aqui) e também na Cúria de Piracicaba (Avenida Independência, 1.146, em Piracicaba).
Estão disponíveis também chaves PIX para doações de valores: o CNPJ 51.860.338/0001.54 e o e-mail fac@diocesedepiracicaba.org.br, ambos do Fraterno Auxílio Cristão de Piracicaba. Atenção: essas são as únicas chaves oficiais da campanha realizada pela Diocese de Piracicaba e Exército de Formiguinhas, chaves de outras entidades ou pessoas físicas não têm relação com a iniciativa diocesana.
A ação iniciada recebeu um apoio importante logo no primeiro dia. O Frei Gilson, religioso, cantor e líder do ministério Som do Monte, gravou um vídeo ao lado do bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, reforçando a importância da iniciativa da Diocese de Piracicaba e incentivando as pessoas a ajudarem as vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul (assista abaixo).
Dom Devair afirmou: “É uma campanha de ajuda humanitária aos nossos irmãos da região Sul do país. As fortes chuvas que têm acontecido nos últimos dias têm deixado muitos desabrigados, famílias que perderam tudo. Mais uma vez, nós recorremos à generosidade de toda a população, de todos os cristãos católicos, também pessoas de boa vontade, para que possam fazer a sua doação”.
De acordo com a articuladora diocesana da Pastoral Social e coordenadora do Exército de Formiguinhas, Débora Ferraz, as contribuições serão encaminhadas para a região de Venâncio Aires (RS), “que sofrem com enchentes devastadoras”.
Ela destacou que as pessoas podem contribuir com leite em pó, achocolatado, produtos de limpeza, como água sanitária, sabão em pó, detergente, rodo e vassoura, para ajudar na recuperação das áreas afetadas, itens de higiene pessoal, como shampoo, desodorante, absorvente, sabonete, fraldas infantis e geriátricas, além de cobertores, roupas de cama e banho. “As necessidades são urgentes e específicas. Esses são itens para garantir algum conforto para as famílias neste momento de adversidades”, explicou Débora.
A cidade de Venâncio Aires, segundo informação divulgada pelo Governo do RS, está entre os municípios que devem ser mais afetados pelas enchentes neste ano. O estado sofre com as chuvas desde 26 de abril. Segundo o governo, 31 pessoas morreram, 74 estão desaparecidas e 56 feridas, segundo último relatório divulgado.