Notícias da Diocese

  • Em Foco
  • Notícias da Diocese
  • Em Aparecida, Dom Devair participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB: “reflexões para caminhar segundo o Evangelho”

Em Aparecida, Dom Devair participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB: “reflexões para caminhar segundo o Evangelho”

Publicado em 12 de abril de 2024 - 16:39:09

Desde a manhã da última quarta-feira, 10 de abril, os bispos de todo Brasil participam da 61ª Assembleia Geral da CNBB. Após a abertura do evento, os prelados se dedicaram à oração em um retiro dirigido pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano. O tema abordado pelo pregador foi “O Caminho Sinodal”, enfatizando três aspectos fundamentais: comunhão, participação e missão.

O bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, está na Assembleia que segue até o dia 19 de abril no Santuário Nacional de Aparecida. “Estamos reunidos em diversos diálogos sobre os rumos e caminhos da Igreja Católica no Brasil. Entre os assuntos debatidos estão as novas diretrizes da ação evangelizadora”, informou Dom Devair. 

Ele destacou que a Assembleia Geral é um “momento de comunhão” entre os bispos das igrejas particulares do país. “Uma oportunidade para aprofundarmos as reflexões sobre a realidade das nossas comunidades, para caminharmos melhor e no seguimento do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”, enfatizou o bispo de Piracicaba.

Uma das novidades desta edição é o início da Assembleia com o retiro, anteriormente esse momento especial de oração para o episcopado ocorria no final de semana.

Outra novidade desta edição é trazer a vivência da experiência do Sínodo sobre a Sinodalidade, no que diz respeito ao formato para a interação dos grupos, com a dinâmica conhecida como “diálogo no Espírito”, com a organização das mesas sinodais, num total de 45.

Retomada das sessões

A partir de hoje, 12 de abril, os 442 bispos presentes na AG começam a participar das sessões decisórias, que totalizarão 27 ao longo de duas semanas, só hoje serão 4 sessões (3ª após o retiro, 4ª, 5ª e 6ª). A pauta é extensa, abrangendo não apenas o tema central – A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE)- mas também outros assuntos estatutários da Conferência. Terão destaques nesta Assembleia os temas: Sínodo dos Bispos 2021-2024, Jubileu 2025, Relatório da Presidência e Juventude.

Desde 2011, esses encontros têm sido realizados no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), reunindo cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, além dos bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja, que são convidados.

A Assembleia Geral é o “órgão supremo da CNBB, expressão e realização maior do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”, e tem a finalidade de realizar os “objetivos da CNBB, para o bem do povo de Deus” (art. 27). E, para fazer “crescer a comunhão e a participação” (art. 28).

CONSEP

Ainda hoje, o Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) – órgão executivo permanente das decisões pastorais da Assembleia Geral e do Conselho Permanente e, como tal, promove e fomenta a cooperação pastoral em âmbito nacional – se reunirá no fim da noite. O Consep é constituído pela Presidência da CNBB e pelos Presidentes das Comissões Episcopais Permanentes, eleitos há um ano, na última Assembleia Geral.

Do Regional Sul 1 da CNBB, dois bispos participarão da reunião, a saber, o bispo diocesano de Campo Limpo e presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação, Dom Valdir José de Castro; e o bispo auxiliar de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Dom Ângelo Ademir Mezzari.

Preces póstumas

Na Missa de hoje no Santuário Nacional, presidida pelo arcebispo de Londrina (PR), Dom Geremias Steinmetz, os bispos falecidos desde as 60ª AG, ocorrida no ano passado, foram lembrados com orações e agradecimentos.

Dom Antonio Celso de Queirós, bispo emérito de Catanduva, falecido em 16 de abril de 2023, e Dom Fernando Legal, bispo emérito de São Miguel Paulista, falecido em 22 de agosto, recebem as preces póstumas na celebração.

Texto: com informações do Regional Sul 1 da CNBB

Foto: Divulgação / Regional Sul 1 da CNBB

 

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções