Notícias da Diocese

Semana Santa: confira a programação da Catedral de Piracicaba

Publicado em 25 de março de 2024 - 17:08:57

Domingo de Ramos abriu a Semana Santa; bispo diocesano presidiu uma das celebrações na Catedral 

O Domingo de Ramos, que neste ano a Igreja Católica celebrou em 24 de março, marcou a abertura da Semana Santa e da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. A chamada “Semana Maior” do catolicismo inclui de missas, procissões, a Vigília Pascal e a missa do Domingo da Ressurreição. Cada paróquia da Diocese de Piracicaba defini suas programações celebrativas. 

O bispo diocesano de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, presidiu a missa do Domingo de Ramos na Catedral de Piracicaba, onde irá participar das demais celebrações da Páscoa, como o Tríduo Pascal e a santa missa do Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor (confira abaixo).

Na segunda-feira (25) acontece a Via Sacra Luminosa, na Capela do Horto (Rua Prudente de Moraes, número 804, no Centro de Piracicaba. Para terça-feira (26) estão previstas missa e exposição do Santíssimo Sacramento, às 8 horas; depois missa às 12 horas; e a chamada Procissão do Encontro, às 19h30, saindo da Catedral e encontrando a procissão da Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte.

A programação da quarta-feira (27) na Catedral inclui Via Sacra às 7h15; missa e exposição do Santíssimo Sacramento, às 8 horas; missa, às 12 horas; e Terço Doloroso, a partir das 19h30.

Santos Óleos

Como parte do período pascal, ocorre na Quinta-feira Santa (28), às 9h30, também na Catedral, a Missa dos Santos Óleos e de Renovação das Promessas Sacerdotais. Trata-se de uma celebração diocesana, presidida pelo bispo e concelebrada por todo clero, na qual é abençoado o azeite que será utilizado até a próxima Páscoa nas celebrações de Crisma, unção dos enfermos, entre outros sacramentos. Na oportunidade, o clero faz a renovação anual das promessas sacerdotais.

Tríduo Pascal

Com a missa da Ceia do Senhor, ainda na Quinta-feira Santa, inicia-se o chamado Tríduo Pascal. Na Catedral, a missa ocorre às 19h30. Já a Sexta-feira Santa (29), dia de jejum e abstinência, é marcada pela celebração da Paixão do Senhor, às 15 horas, e a procissão do Senhor morto. As duas atividades terão a presença do bispo Dom Devair. A procissão do Senhor será em volta da Praça da Catedral e tem início às 19h30. Mais cedo, entre 8 e 12 horas, acontece adoração eucarística e, às 14 horas, Terço dos Homens.

O tríduo encerra-se no Sábado de Aleluia. Na Catedral, com a celebração das Lamentações do Senhor e Nossa Senhora das Dores, às 8 horas, e a Vigília da Páscoa, que terá início às 19h30 e também terá a presença do bispo Dom Devair na igreja mãe da Diocese de Piracicaba. 

Domingo da Páscoa

A Catedral terá três missas solenes no Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor: às 8 horas, às 10h30 (presidida por Dom Devair) e às 18h30.

Tanto para o Domingo da Páscoa como para todas as outras celebrações que antecedem a data, as paróquias da Diocese têm programações próprias para missas, procissões e vigília. A recomendação aos fiéis é para que procurem essas informações nas igrejas católicas mais próximas, por telefone ou também nas redes sociais das paróquias.

 

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções