Notícias da Diocese

“Irmãos” do Frei Gilson assumem duas paróquias e terão convento na Diocese de Piracicaba

Publicado em 21 de fevereiro de 2024 - 17:29:23

Irmãos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo no imóvel onde funcionará casa de formação do instituto, em Águas de São Pedro

Um grupo de Irmãos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo, mesma “família religiosa” do Frei Gilson, do ministério Som do Monte, já está instalado na Diocese de Piracicaba. Eles terão uma casa de formação de novos membros na região, e o frei Sebastião Reges dos Santos (CMES) será apresentado como administrador paroquial de duas paróquias nas cidades de Águas de São Pedro e Santa Maria da Serra.

O bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, presidirá a missa de apresentação do frei Sebastião na Paróquia Santa Maria, em Santa Maria da Serra, nesta quinta-feira (22), às 19h30. Já no sábado (24), no mesmo horário, o religioso será apresentado na Paróquia Imaculada Conceição, em Águas de São Pedro, também em celebração presidida por Dom Devair.

A casa que será ocupada para uma das etapas de formação de novos membros do Instituto fica em Águas de São Pedro e, inicialmente, abrigará 12 integrantes do noviciado. O frei Sebastião informou, porém, que o convento deverá ter importante papel também na evangelização e na atuação pastoral junto às paróquias confiadas aos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo.

O Em Foco entrevistou o frei Sebastião sobre suas expectativas em relação ao trabalho a ser realizado na Diocese de Piracicaba. Confira abaixo a entrevista. Leia mais sobre os freis Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo no site do instituto: acesse aqui.

Frei Sebastião Reges dos Santos (CMES) assume paróquias de Águas de São Pedro e Santa Maria da Serra

Em Foco – Por favor, conte-nos um pouco sobre a trajetória do senhor até aqui. Onde e quando o senhor fez o seu processo formativo, ordenação e onde serviu como religioso?

Frei Sebastião (CMES) – A paz de Cristo. Sou Frei Sebastião Reges dos Santos, tenho 36 anos de idade e senti o chamado à vida consagrada aos 18 anos de idade. No meu processo de discernimento, encontrei na família religiosa Carmelitas Mensageiros do Espirito Santo uma forma de vida que correspondia aos meus anseios de busca de santidade e evangelização. O lema dos irmãos carmelitas é: “Contemplar para Evangelizar”. No ano de 2006, ingressei no Instituto. 

A minha formação foi muito desafiadora, pois um instituto novo exige um pouco mais de seus primeiros membros. As primeiras etapas da formação religiosa foram muito marcadas pelos trabalhos manuais. Em 2012, fiz os meus votos perpétuos.

Tive a graça de começar os meus estudos seminarísticos na Diocese de Santo Amaro, a qual o instituto faz parte, ali fiz a minha filosofia. No ano de 2012, o instituto me enviou em missão para a Itália, na Diocese de Assis, lugar onde trabalhei e terminei os meus estudos.

Retornando ao Brasil, fui ordenado diácono no dia 2 de fevereiro de 2019, a minha pastoral enquanto diácono, foi em Nocera Umbra, cidade onde morava com minha comunidade religiosa na Itália. Me ordenei no Brasil no dia 10 de setembro de 2019.

Após a ordenação, o instituto me confiou a formação dos noviços, função que exerço até hoje. Mesmo como mestre de noviços nestes últimos anos, auxiliei como vigário na Paróquia São Norberto e celebrava um final de semana todas as missas na Paróquia Sant’Ana, ambas comunidades da Diocese de Santo Amaro.

Concluindo esse brevíssimo resumo da minha trajetória, tive a graça de ter experiência pastoral na Itália e no Brasil, o que abriu muito a minha visão de Igreja. A minha experiência como formador me ajudou a crescer e aprofundar no conhecimento da pessoa humana, compreendendo na prática suas limitações, lutas e alegrias. Tudo isso contribui para o amadurecimento do meu ministério sacerdotal. Este ano, me abro a esta nova missão na minha vida, testemunhando a alegria de servir ao Senhor, onde e quando Ele mandar.

Sobre o convento que está sendo preparado em Águas de São Pedro. Como o senhor avalia a importância desse espaço para toda a Diocese de Piracicaba?

O Papa Francisco, nos ensina: "Onde há os consagrados, há alegria”. Esta alegria do religioso é o testemunho autêntico de sua pertença total a Cristo e de seu coração totalmente preenchido por Deus. Acredito que uma vida consagrada, que leve à alegria de pertencer e servir ao Senhor é um meio de Evangelização muito poderoso e, talvez, o único que realmente convence. A importância do nosso convento na Diocese de Piracicaba, em particular nas paróquias onde atuaremos, começará por este testemunho. Trazemos a riqueza espiritual própria do Carmelo, tendo Santa Teresa e São João da Cruz como fontes principais da nossa espiritualidade. Unida à espiritualidade carmelitana, temos também a dimensão carismática, no exercício dos dons e carismas para “Evangelizar no poder e na unção do Espirito Santo” (RV).

Como e onde irá funcionar o convento? A intenção é realizar eventos no local também para atrair novos vocacionados?

O nosso convento se encontra em Águas de São Pedro, em frente à rodovia Geraldo de Barros, na antiga “chácara das freiras”. O primeiro intuito não é vocacional, embora estejamos abertos a essa possibilidade. A nossa principal missão é evangelizar e atuar pastoralmente nas paróquias confiada a nós. A minha intenção atualmente no convento é ter um grupo de oração às quartas-feiras. Será um momento em que a casa religiosa se abrirá a acolher aqueles que desejarem um contato maior conosco e com nossa espiritualidade. O espaço aberto da nossa casa possibilitará sim, encontros, retiros e até eventos maiores, mas o primeiro objetivo é servir às paróquias. O convento não será apenas uma casa de missão, mas também da formação do noviciado. Inicialmente, neste ano, seremos em 12 membros. Por isso será um lugar mais reservado aos irmãos, com exceções, devido a exigência da missão.

Como o senhor se sente em relação à missão de assumir duas paróquias da Diocese de Piracicaba, em Águas de São Pedro e Santa Maria da Serra?

Sinto uma alegria muito grande em saber que poderei exercer o meu ministério sacerdotal mais intensamente através do nosso serviço a Diocese de Piracicaba. Será um desafio conciliar as duas paróquias, mas estou muito animado. Estarei à frente das duas paróquias, mas não estarei sozinho, pois contarei com a minha própria comunidade que me ajudará pastoralmente nas paróquias, animando e servindo onde precisar. Por enquanto, estarei somente eu como padre, mas em julho chegará um outro sacerdote do nosso Instituto para compor a casa e ajudar nas necessidades pastorais. Por enquanto, terei a ajuda dos irmãos sacerdotes que virão esporadicamente, aos finais de semana, me ajudar.

Levando em consideração as características particulares de cada uma delas, quais as expectativas do senhor em relação às paróquias?

Esta pergunta ficará mais clara no futuro, quando conhecerei mais de perto as duas realidades paroquiais. Buscarei estar presente o máximo que puder nas duas. Pretendo trabalhar com retiros, visitas às famílias, formações, etc. Buscarei gerar comunhão com as duas paróquias. Quando o outro padre chegar, vou me adequar conforme as necessidades pastorais, pois terei um maior conhecimento das duas realidades paroquiais.

Para finalizar, gostaria de agradecer ao Dom Devair que nos acolhe em sua Diocese com tanta estima e atenção, que o Senhor possa recompensá-lo, e a nós, corresponder a tanta confiança. Quero agradecer também às irmãs do Instituto Apostólico Secular de Nossa Senhora do Cenáculo, que nos cedeu o convento e nos acolheu com tanta ternura. Louvo a Deus por toda a ajuda do Instituto na pessoa do nosso Geral Frei Tadeu que prontamente nos ajudou em todas as necessidades da reforma de nossa casa. Peço o auxílio da Virgem Maria, que interceda por esta missão. Amém!

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções