Acontece na noite desta terça-feira (6), às 19h30, a missa de posse canônica do padre Candido Aparecido Mariano como novo pároco da Paróquia São Sebastião, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste. A celebração será presidida pelo bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, na igreja matriz da paróquia, que fica na Rua Itália, 467 – Jardim Europa.
Antes de ser transferido para Santa Bárbara, o padre Candido estava como pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Rio Claro, desde fevereiro de 2018. Ele comentou que está tranquilo em relação à mudança de comunidade e, lembrando os primeiros anos de sacerdócio, disse também estar sempre confiante em Deus para dar continuidade à missão.
“Sobre a mudança, é tranquilo. Um pouco de ansiedade, mas ao mesmo tempo com muita alegria, porque o povo de Deus, que nos aguarda também está ansioso, com certeza. Algumas pessoas já querem saber como que é o padre, mas o povo de Deus sempre está conosco. Lembro-me dos primeiros anos de sacerdote, aquela ansiedade. É como se fosse o primeiro dia, mas também é cheio de alegria e de amor. Peço a Deus muita sabedoria para poder continuar a nossa missão, conduzindo este povo de Deus, que faz parte do rebanho ao qual Deus nos chamou para esse grande trabalho. Assumimos, desde a nossa ordenação, o compromisso da fidelidade. Eu me lembro quando Dom Eduardo nos ordenou e nós fizemos esse juramento de fidelidade à Igreja e ao bispo, prometendo obediência àqueles que virão em nome do Senhor. Eu não pedi para ser transferido, mas o Senhor me enviou e assim como Ele me enviou, Ele está comigo e eu acredito que, agora, uma nova etapa que se inicia na nossa caminhada de fé. Por isso a alegria é imensa por estar assumindo essa nova comunidade e conhecendo um novo rebanho. Assim como nós somos empossados, a comunidade toma posse do padre e o padre toma posse da comunidade para que continuemos o trabalho que já existe na paróquia. Continuarei sendo o padre que eu sempre fui durante meus 27 anos de sacerdócio”, afirmou padre Candido.
Sobre as expectativas em relação ao trabalho a ser realizado na Paróquia São Sebastião, o presbítero recordou os outros padres que já serviram a comunidade e disse que também quer fazer parte dessa história.
Ele disse: “A expectativa é grande. Continua sendo assim a nossa alegria poder trabalhar e servir, dar continuidade ao trabalho que já existe. O trabalho que outros padres iniciaram aqui já tem uma longa história. Mais recentemente, o padre Rodrigo estava aqui com toda a sua alegria e disponibilidade. O pessoal tem um carinho muito grande por isso, e a gente vai dar continuidade ao trabalho já iniciado por ele e pelos outros padres que aqui passaram. A igreja está com um projeto de reforma, de mudança na parte arquitetônica. Então a gente pretende assim, juntos, realizar o sonho desta comunidade, que é fazer esse trabalho, essa reforma. Mas não fiquemos só na parte material, quero também trazer para eles a parte espiritual, momentos de muita oração, de reflexão, a Palavra de Deus, para caminharmos no Espírito e em Verdade. Nosso objetivo maior é ser operário da messe e levar os trabalhadores à messe do Senhor. Então, minha perspectiva aqui é continuar o trabalho e fazer com que possamos juntos, em oração, chegar ao coração de Deus, para que todos possam se sentir amparados e abençoados pela Virgem Maria e pelo Nosso Senhor Jesus Cristo.”
Na Diocese de Piracicaba o padre Candido também é coordenador diocesano das Mães que Oram pelos Filhos e já foi conselheiro espiritual das Equipes de Nossa Senhora, professor do Centro de Estudo, Formação e Atualização de Evangelizadores, em Rio Claro, membro do Conselho Diocesano de Presbíteros, do Conselho Diocesano de Pastoral e do Conselho de Formação, Ordens e Ministérios. Foi coordenador da Região Pastoral Rio Claro, pároco da Paróquia Santa Cruz e São Dimas, em Piracicaba, articulador diocesano da Pastoral da Saúde e da Pastoral da Pessoa Idosa e animador diocesano da Legião de Maria. Também serviu como pároco da Paróquia Bom Jesus, em Rio Claro, de 2009 a 2017.