Notícias da Diocese

Igreja concede indulgências plenárias aos fiéis nos 80 anos da Diocese de Piracicaba

Publicado em 7 de dezembro de 2023 - 14:16:59

A Igreja Católica Apostólica Romana, por meio de documento emitido pela Penitenciaria Apostólica da Santa Sé, concedeu aos fiéis das 15 cidades pertencentes à Diocese de Piracicaba a possibilidade de obter indulgências plenárias por ocasião do Jubileu Diocesano de Carvalho, em 2024. Isso significa que, durante todo o ano jubilar, os católicos poderão obter a remissão total das penas temporais pelos pecados cometidos e perdoados em confissão.

Para ganhar a indulgência plenária (com limite de uma vez ao dia), para si mesmo ou para as almas de familiares ou outras pessoas falecidas, o fiel deverá visitar a Catedral de Santo Antônio ou o Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, ambos em Piracicaba, fazer a confissão sacramental rejeitando todos os pecados, comungar a Santa Eucaristia e rezar pelas intenções do Papa Francisco um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. O fiel poderá ainda acrescentar outras orações segundo sua piedade e devoção.

As indulgências se estendem a todas as pessoas que, por enfermidade ou impossibilidade física de visitar um dos dois templos, oferecerem seus sofrimentos a Deus e cumprirem práticas de piedade. O documento da Santa Sé que confirma a concessão das indulgências plenárias por ocasião dos 80 anos da Diocese de Piracicaba foi emitido pela Penitenciaria Apostólica do Vaticano em junho de 2023.

O que é indulgência?

A prática, que remonta aos primeiros séculos do Cristianismo e da Igreja, está presente até os dias atuais no Catecismo da Igreja Católica (CIC) e no Código de Direito Canônico. Pode ser descrita como a aplicação dos méritos dos santos na remissão, diante de Deus, das penas temporais, ou seja, das consequências do pecado para a alma.

É como se a indulgência plenária retirasse da alma do fiel todas as "feridas" causadas pelo pecado, mesmo os que tenham sido perdoados em confissão, pois o perdão da culpa não elimina as penas temporais; é preciso um esforço para eliminar as sequelas do mal que persistem no coração. "Vale lembrar que as indulgências não são uma realidade automática com eficácia mecânica, mas contam com o arrependimento, pois sem ele não há perdão dos pecados e, consequentemente, não pode haver perdão das penas temporais", escreveu o padre Agnaldo Rogério dos Santos neste artigo: [acesse aqui].

Acesse aqui e leia também o texto do padre José Eduardo Sesso

Jubileu de Carvalho

No dia 26 de novembro deste ano, dia da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, aconteceu na Catedral de Piracicaba a missa de abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 80 anos da Diocese de Piracicaba. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca e marcou o início das festividades e da programação religiosa do Jubileu de Carvalho.

Durante a missa de abertura do Ano Jubilar, foram apresentados ao público o logotipo oficial e o hino oficial do jubileu, escolhidos por meio de um concurso cultural aberto aos fiéis de toda a Diocese.

O Jubileu de Carvalho da Diocese de Piracicaba tem como tema "Com Maria, uma Igreja Missionária" e lema "Levantou-se e partiu apressadamente" (Lc 1,39), escolhidos para servirem de norte para a preparação da espiritualidade dos fiéis e do clero para o Ano Jubilar.

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções