A Paróquia São Joaquim, na cidade de Santa Gertrudes, passou a se chamar Paróquia São Joaquim e Santa Gertrudes. A mudança foi oficializada no dia 24 de outubro de 2023 por decreto do bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, que considerou solicitação encaminhada pelo pároco, padre Paulo Sérgio Carlos, para que Santa Gertrudes fosse instituída como copadroeira da comunidade paroquial.
O decreto divulgado pela Chancelaria descreve que a paróquia foi criada em 1936 por Dom Francisco de Campos Barreto, bispo de Campinas à época, e teve Nossa Senhora das Dores como primeira padroeira. A Diocese de Piracicaba foi instalada em 1944, mas foi somente em 1994 que o bispo Dom Eduardo Koaik, por decreto, instituiu São Joaquim como padroeiro da comunidade.
Em seu pedido para acrescentar Santa Gertrudes como copadroeira da paróquia, o padre Paulo Sérgio destacou que a alteração foi objeto de consulta junto ao CPP (Conselho Pastoral Paroquial), a agentes de pastoral e paroquianos, obtendo parecer favorável.
O decreto assinado por Dom Devair e pelo Chanceler do Bispado, padre Claudemir da Silva, recorda que Santa Gertrudes já é a patrona da cidade e, por isso, “com anuência dos paroquianos e do atual Bispo Diocesano” a comunidade paroquial passa a tê-la como copadroeira e a paróquia passa a se chamar Paróquia São Joaquim e Santa Gertrudes.
O dia em que se comemora anualmente Santa Gertrudes é 16 de novembro. Por isso, neste ano, a paróquia celebra pela primeira vez a sua copadroeira. A programação festiva ocorrerá nos dias 10, 11, 12, 17, 18, 19, 25 e 26 deste mês, com comidas típicas, música ao vivo aos sábados e bênçãos especiais aos domingos. No dia 12 haverá bênção das famílias; no dia 19 será a bênção das crianças; e no dia 26 ocorrerá a bênção dos trabalhadores.