Dom Devair com o Santíssimo Sacramento na Catedral de Piracicaba
Atendendo à Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e diante da iminente discussão da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental - ADPF 442 no Supremo Tribunal Federal, sobre a interrupção voluntária da gestação nas primeiras 12 semanas, o Bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, emitiu diretrizes para a comunidade católica nas 15 cidades pertencentes ao território diocesano.
Conforme comunicado do Coordenador de Pastoral da Diocese, padre Willian Bento, para todos os párocos, Dom Devair solicitou uma série de atividades para promover a oração e a reflexão dos fiéis sobre o respeito à vida e contra o aborto. Ele propôs que, durante este final de semana (dias 12 e 13 de agosto), seja realizada 1 hora de Adoração Eucarística antes ou depois de pelo menos uma das Missas.
Além disso, o Bispo solicitou a inclusão da Oração do Nascituro e uma sugestão de prece (veja abaixo) em todas as Missas e Celebrações da Palavra. A prece visa fortalecer a reflexão e o comprometimento dos fiéis com a proteção da vida nascente. A oração também enfatiza a importância da vida desde sua concepção e busca promover a consciência sobre o valor de cada vida humana.
A convocação do Bispo é embasada em carta recém-divulgada por Dom Bruno Elizeu Versari, presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, que esclarece o contexto da ADPF 442 e a relevância do engajamento da comunidade católica nessa discussão (leia os documentos abaixo).
Com essas ações, a Diocese de Piracicaba busca oferecer um espaço para a reflexão, a oração e a expressão da fé católica diante do tema que é diretamente relacionado à visão da Igreja sobre a sacralidade da vida humana.
Bispo de Piracicaba em momento de Adoração Eucarísitica na Igreja dos Frades, em Piracicaba