Ao longo deste mês, a Diocese de Piracicaba em parceria com instituições, profissionais e entidades da cidade, realizará uma série de ações relacionadas ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Com abordagens específicas para cada público, as atividades incluem palestras direcionadas aos homens em algumas empresas de Piracicaba, além de rodas de conversas para mulheres em diferentes regiões da cidade. Os salões e estruturas das paróquias da Diocese servirão como espaços para acolher as atividades com o público feminino.
As conversas contarão com a participação da coordenadora do Exército de Formiguinhas e articuladora da Pastoral Social Diocesana, Débora Ferraz, e das palestrantes Daniela Coimbra, presidente da comissão de mulheres da OAB, e Cristiane Zulini, psicóloga.
A iniciativa tem o apoio do bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, e o envolvimento do padre Claudemir Aparecido da Rocha, que é o coordenador diocesano da Pastoral Social.
Dom Devair destacou a importância do Agosto Lilás e das ações de prevenção à violência contra as mulheres. "Vivemos um contexto e um momento em que estão muito frequentes as notícias sobre feminicídios. A busca pela solução desse grave mal da nossa sociedade merece a atenção não só da Igreja Católica, mas de todos nós cidadãos, instituições, poder público, empresários, entre outros”, disse.
A programação das palestras e rodas de conversas está sendo definida em conjunto com as comunidades e empresas interessadas. O primeiro evento está agendado para este sábado (5), das 8h30 às 11 horas, na Paróquia Sagrada Família, onde são esperadas cerca de 400 mulheres das comunidades Frederico, Bosques do Lenheiro, União e Gilda, a maioria atendidas pelo Exército de Formiguinhas, que é parceiro da Pastoral Social.
Estão previstos ainda mais dois eventos: um no dia 19, destinado às mulheres das comunidades próximas ao Novo Horizonte, e outro no dia 26, para a região do bairro Algodoal.
Ao longo de agosto, também serão realizadas palestras em indústrias de Piracicaba e no Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras).