Neste sábado (29), às 19 horas, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Rafard, receberá o frei César Augusto Camilo Ribeiro (CMES) como seu novo administrador paroquial. A celebração de apresentação será conduzida pelo bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, na Capela Santo Antônio (Rua IV Centenário, 136, Centro da cidade).
Em dezembro de 2019, frei César Augusto foi ordenado padre na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, que é sua paróquia de origem. Em janeiro de 2020, ele retornou à Diocese de Avignon, onde desempenhou os cargos de vigário paroquial, capelão da escola católica da cidade e superior local da comunidade de missão dos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo.
Recém-chegado à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, frei César expressou sua alegria por ter encontrado uma cidade que atendeu aos pedidos que ele fez a Deus. Ele destacou a importância de estar em uma cidade onde pode realmente conhecer o povo, visitar as casas e ter um contato próximo. O frei César mencionou que é mais difícil estabelecer essa proximidade em cidades muito grandes.
O religioso contou que já recebeu manifestações de pessoas interessadas em iniciar esse contato através de conversas e almoços. “Tenho certeza de que Nossa Senhora preparou minha vinda para cá, pois tive a graça de ir várias vezes ao santuário de Lourdes e beber daquela espiritualidade mariana. Hoje tenho uma imensa alegria de estar em uma paróquia onde Nossa Senhora de Lourdes é a padroeira. Acredito que minha chegada só irá somar com tudo o que já foi feito e desenvolvido como projeto pastoral até hoje”, disse o frei.
Ele acrescentou: “Espero poder visitar as pessoas e compartilhar com elas experiências e caminhada de fé. Principalmente neste primeiro ano, desejo encontrar os paroquianos onde eles estiverem, seja em suas casas, pastorais ou mesmo aqueles que estão um pouco afastados da Igreja. Meu objetivo é ir ao encontro deles e também me deixar encontrar. Tenho esse desejo no meu coração, de estar com eles e viver minha fé e meu sacerdócio ministerial dentro da comunidade. Já pude perceber que é uma comunidade viva, que manifesta fé em Deus e devoção a Nossa Senhora. Estou esperançoso e acredito que o povo, cheio de fé, está pronto para caminharmos juntos e realizarmos um bom trabalho de evangelização”.