Notícias da Diocese

Paróquia São José, em Corumbataí, comemora 100 anos de história

Publicado em 13 de julho de 2023 - 17:23:16

A Paróquia São José, localizada na cidade de Corumbataí, celebrou seu centenário neste mês. Criada em 14 de julho de 1923 pelo primeiro bispo da Diocese de São Carlos, Dom José Marcondes Homem de Mello, a paróquia integrou a Diocese de Piracicaba a partir de 14 de fevereiro de 1958, quando houve uma alteração nos limites do território diocesano determinada pelo Papa Pio XII.

Como parte das comemorações do centenário, a Paróquia São José recebeu a visita do bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, que presidiu a santa missa no local às 19h30 da sexta-feira, dia 14 de julho.

Veja aqui a galeria de fotos da celebração

 

A história da Paróquia São José remonta ao ano de 1912, quando a Igreja Matriz foi construída em um terreno reservado pelo Governo do Estado para a criação de um núcleo colonial. O primeiro padre a exercer o ministério na paróquia foi Henrique Boscag, que permaneceu até março de 1925, seguido por uma sucessão de outros sacerdotes ao longo dos anos.

Durante sua trajetória, a Paróquia São José passou por diferentes anexações, sendo vinculada em determinados períodos à cidade de Analândia e posteriormente à Paróquia São João Batista, em Rio Claro. A partir de 1991, a paróquia ficou sob a responsabilidade do setor Rio Claro, com os padres das paróquias da região se alternando nos atendimentos aos domingos.

Desde 2008, a paróquia é confiada aos padres da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo (CSS). Desde dezembro de 2022, o pároco responsável é o padre Marcos Paulo Rodrigues (CSS).

Além da Igreja Matriz, a paróquia também abrange as capelas Nossa Senhora Aparecida, São Sebastião (Vila Jacutinga) e Nossa Senhora Auxiliadora (bairro Boa Vista).

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções