Derrubada e bênção dos barcos acontecem neste domingo, 9/07, a partir das 9h, no Largo dos Pescadores.
A tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba chega à sua 197ª edição neste ano e acontecerá entre os dias 9 e 16/07, no Largo dos Pescadores e na Avenida Beira Rio. O evento, que reúne atividades religiosas e artísticas, é organizado pela Irmandade do Divino Espírito Santo, com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac).
Neste domingo, 9/07, a Festa do Divino terá início às 9h, no Largo dos Pescadores, com a missa da derrubada e bênção dos barcos no Rio Piracicaba, conduzida pelo monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli. A expectativa é que cerca de 1.000 pessoas compareçam ao local.
Como em 2022, missa da derrubada e bênção dos barcos será conduzida pelo monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli
De acordo com o presidente da Irmandade do Divino Espírito Santo, Victor Alberto Toti, três barcos participarão do evento. "Dois deles subirão o rio com os marinheiros, enquanto o barco-mãe, que já estará no rio, descerá para o encontro das bandeiras do Divino, que ocorrerá no dia 15/07". Dos dois barcos que serão derrubados no Rio Piracicaba, um será carregado por homens e o outro por mulheres. "A Festa do Divino envolve muita fé, e os devotos vêm de todas as regiões do estado, inclusive de fora de São Paulo", acrescenta Toti.
No domingo, 09/07, também será realizada uma apresentação da Congada do Divino Espírito Santo, que realizará a Folia do Divino, uma manifestação cultural e religiosa enraizada no folclore brasileiro e com fortes raízes em Piracicaba. Além disso, haverá um almoço no barracão da Irmandade do Divino Espírito Santo, a tradicional Bistecada do Divino, às 12h, com animação do grupo Oitava Cor. Os convites para o almoço já estão esgotados.
No mesmo domingo, será inaugurado no Largo dos Pescadores um monumento em homenagem à festa, que é considerada um patrimônio cultural imaterial desde 2016. O monumento, confeccionado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), é composto por um mastro onde será hasteada a bandeira do Divino Espírito Santo e uma placa que explica a tradição.
"A nossa intenção é manter viva essa manifestação popular, tanto para os turistas que visitam o nosso município quanto para os moradores de Piracicaba, preservando assim a nossa identidade", comenta Alessandra Freira, diretora de Turismo.
Segundo o secretário de Governo e da Semac, Carlos Beltrame, essa é a festa mais antiga do município e continua em plena vitalidade. "Acontece às margens do Rio Piracicaba desde 1826 e é a mais tradicional manifestação religiosa e popular da região, sendo pautada pela fé, solidariedade e atraindo visitantes de várias cidades. É uma festa que promove união e esperança".
197ª Festa do Divino de Piracicaba
De 9 a 16/07
Convites e mais informações: Irmandade do Divino Espírito Santo (Rua Moraes Barros, 58, Centro)
Telefone: (19) 3434-9701
- 9h: Missa da Derrubada e Benção dos Barcos no Rio Piracicaba, seguida de Congada
- 12h: Almoço com Oitava Cor
- 13h: Apresentação da Congada, no Largo dos Pescadores
- 15h: Procissão do Divino Espírito Santo
- 16h: Encontro das Bandeiras e queima de fogos
- 17h: Missa do Encontro das Bandeiras - com bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca
- 20h: Jantar e música com Sheba e Projeto Modão
- 9h: Procissão de Nossa Senhora Aparecida
- 10h: Missa de encerramento, passagem da Bandeira ao próximo festeiro e apresentação da Congada no Largo dos Pescadores
- 12h: Almoço e música com Matheus e Denilson
- 16h: Encerramento das festividades
Texto e fotos: Centro de Comunicação Social / Prefeitura de Piracicaba