Notícias da Diocese

Solenidade de São Pedro e São Paulo une fiéis e promove obras de caridade em todo mundo

Publicado em 29 de junho de 2023 - 11:26:29

Bispo Dom Devair (ao centro) presidiu a Solenidade na quinta-feira (29), em São Pedro; Em Piracicaba, celebração será no domingo (2)

O dia 29 de junho é uma data importante para a Igreja Católica, pois é quando se celebra a Solenidade de São Pedro e São Paulo. Neste dia, fiéis de todo o mundo se unem em oração e reflexão para homenagear esses dois grandes pilares da fé cristã.

É uma das festas mais significativas do calendário litúrgico católico. Ela relembra o martírio dos apóstolos Pedro e Paulo, considerados "colunas" da Igreja. Pedro, o primeiro Papa, foi escolhido pelo próprio Cristo para ser a pedra sobre a qual a Igreja é construída. Já Paulo converteu-se de fervoroso perseguidor dos cristãos a um dos grandes evangelizadores da história.

No Brasil, a solenidade de São Pedro e São Paulo pode ser celebrada tanto no dia 29 de junho, como ocorreu na manhã desta quinta-feira (29), na Paróquia São Pedro, em São Pedro, com solenidade presidida pelo bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, quanto no domingo após o dia 29. Essa flexibilidade tem o objetivo de proporcionar aos fiéis mais oportunidades de participar das celebrações em horários mais convenientes.

Em Piracicaba, Dom Devair presidirá a missa também na Paróquia São Pedro, no bairro São Luiz, às 9h30 do domingo, dia 2 de julho. Como cada comunidade tem horários próprios para celebrações, a recomendação aos fiéis é para que procurem informações nas igrejas católicas mais próximas, por telefone ou também nas redes sociais das paróquias.

Na Festa de São Pedro e São Paulo, além de manifestar a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo e a devoção a esses dois santos, os fiéis são convidados a rezar especialmente pelo Papa, sucessor do apóstolo Pedro na liderança da Igreja. Por isso, o dia 29 de junho também é lembrado como o Dia do Papa.

TRADIÇÃO E CARIDADE

Uma das tradições da Solenidade de São Pedro e São Paulo é a realização da coleta conhecida como "Óbolo de São Pedro". Na celebração, as ofertas feitas pelos fiéis em todas as igrejas católicas do mundo são enviadas à Santa Sé para serem destinadas às obras de caridade do Papa Francisco em todo o mundo. As doações contribuem para apoiar projetos sociais desenvolvidos pelo Vaticano em todo o planeta, inclusive no Brasil.

O Óbolo de São Pedro representa uma oportunidade para que os católicos se unam em prol de causas humanitárias. As doações arrecadadas são direcionadas, por exemplo, para ajudar vítimas de desastres naturais, refugiados, pessoas em situação de vulnerabilidade e outras necessidades emergenciais.

Esculturas de São Pedro e São Paulo em Roma (Fotos: Cristian Gutiérrez, LC, e Pablo Burmester / Cathopic)

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções