Notícias da Diocese

Paróquias têm programações religiosas e festivas em homenagem a São João Batista

Publicado em 22 de junho de 2023 - 15:57:38

Neste sábado (24), a Igreja Católica celebra a Solenidade da Natividade de São João Batista, conhecida popularmente como Festa de São João. Em diversas paróquias da Diocese de Piracicaba, as programações festivas já ocorrem há alguns dias, mas as principais celebrações religiosas em homenagem ao "santo que batizou o Cristo" acontecem neste final de semana, principalmente nas comunidades e cidades que têm São João Batista como padroeiro. 

Tupi

Em Piracicaba, os tradicionais festejos de São João do distrito de Tupi ocorrem nesta sexta-feira (23) e sábado (24). Além de uma missa presidida pelo bispo Dom Devair Araújo da Fonseca, nesta quinta-feira (22), às 19h30, na Paróquia São José de Tupi, a comunidade terá missa com bênção de São João às 17 horas na sexta, seguida do levantamento do mastro, acendimento da fogueira e abertura das barracas da quermesse na praça da paróquia. Já no sábado há missa às 9 horas. A programação festiva inclui ainda venda de comidas típicas, atrações musicais e queima de fogos.

Precursor

A Paróquia São João Batista Precursor, também em Piracicaba, realiza nesta quinta-feira a solenidade antecipada do padroeiro da comunidade. A santa missa com bênção do Santíssimo Sacramento é parte do Tríduo de São João e terá início às 19h30 na matriz da paróquia, que fica no bairro Água Branca. Já a programação festiva ocorre desde o início de junho, aos finais de semana, no Centro de Eventos da São João Batista Precursor, na Avenida Luciano Guidotti, ao lado do Cemitério Parque da Ressurreição. Nesta sexta-feira e sábado, além das atrações musicais, a festança também contará com quadrilha, fogueira, comidas e brincadeiras típicas e food trucks. 

Ártemis

São João Batista também é o padroeiro da paróquia de Ártemis, em Piracicaba. Na comunidade, os festejos ocorrem no sábado, a partir das 18 horas com a santa missa e levantamento do mastro, e no domingo (25), das 13 às 17 horas. Nos dois ocorre a venda de cuscuz, cachorro-quente, pastel, porções, vinho quente, quentão, doces diversos e bebidas em geral. Nesta quinta-feira, tem a continuidade do Tríduo de São João Batista, às 19h30.

Rio Claro

No município de Rio Claro, que também pertence à Diocese de Piracicaba, São João Batista é padroeiro não só da igreja matriz que fica no Centro, como da própria cidade. O dia da Festa de São João, inclusive, é feriado municipal. Os festejos do padroeiro em Rio Claro também começaram no início de junho e seguem até este final de semana. Na parte religiosa, além da Novena que termina nesta sexta, com a celebração das 19h30, no sábado acontecem duas missas solenes: às 7 horas com o pároco, padre Renato, e às 18 horas com o bispo Dom Devair Araújo da Fonseca.  Já a quermesse continua nesta sexta, sábado e domingo, sempre a partir das 19 horas, com música ao vivo, comidas típicas e bebidas. 

Santa Bárbara d’Oeste

A Paróquia São João Batista, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, também encerra seu tríduo do padroeiro nesta sexta, com missa às 19h30 seguida da bênção da fogueira e levantamento do mastro. No sábado, Dia de São João, a missa da Solenidade da Natividade de São João Batista ocorre às 18 horas. Após a celebração, acontece a quermesse no pátio da paróquia. 

Capivari

Também celebra o seu padroeiro a Paróquia São João Batista, em Capivari. A programação religiosa tem nesta sexta o último dia do tríduo em louvor ao santo, com missa às 19 horas, bênção da fogueira e levantamento do mastro. No sábado, há missa às 17 horas seguida de procissão. São João também é o padroeiro de Capivari. Os festejos seguem nesta sexta-feira à noite com as barracas de comidas típicas (cuscuz, salgados, churrasco, pastel, lanches, bebidas e doces). Já no domingo (25) acontece o tradicional Leilão de Gado, com jantar a partir das 19 horas.

Foto 1: Pascom / Paróquia São João Batista Precursor, Piracicaba

Foto 2: Pascom / Paróquia São João Batista, Rio Claro 

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções