Notícias da Diocese

Em Rio Claro, Diocese de Piracicaba cede imóvel para acolhimento de pessoas em situação rua

Publicado em 12 de junho de 2023 - 11:01:11

Na manhã do último sábado (10), aconteceu a missa para entronização do Santíssimo Sacramento na capela da "Casa São José", em Rio Claro. A celebração foi presidida pelo bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, e contou com a presença das pessoas envolvidas e acolhidas pelo projeto.

A Casa São José é um local destinado a acolher pessoas em situação de rua e dependência química, mas dispostas a trilhar um novo caminho de vida. É uma iniciativa da Associação Beneficente Luz do Mundo, também de Rio Claro. Já o imóvel, que fica na Rua Caminho 3, número 293, no bairro Alam Grei, pertence à Diocese de Piracicaba.

A permissão de uso, em regime comodato, foi uma iniciativa de Dom Devair para que a associação amplie no local os trabalhos que já são realizados na Casa de Passagem “São Pio de Pietrelcina”, também mantida pela Luz do Mundo e atualmente sediada na Rua 6, número 1.318, no Centro de Rio Claro.

Ressaltando o tema e o lema da Campanha da Fraternidade de 2023 – respectivamente, “Fraternidade e Fome” e “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16) – o bispo afirmou que ações como esta, e outros projetos de acolhida desenvolvidos por diversos grupos dentro da Diocese, também são formas de corresponder aos anseios da Campanha da Fraternidade. “A fome é de alimento, mas também é fome de Justiça, de oportunidades”, destacou.

No início de março de 2023, Dom Devair havia visitado a Casa “São Pio de Pietrelcina”, ainda no endereço antigo. Durante a visita, o bispo conheceu as instalações e conversou com os responsáveis sobre as necessidades para melhorar os serviços oferecidos pelo projeto.

“Pouco tempo depois da visita de Dom Devair à casa de passagem São Pio, recebemos a notícia de que a Diocese nos emprestaria o imóvel para um trabalho que é complementar, porque não é somente como local de passagem, mas é um espaço maior para acolher pessoas que quiserem fazer um caminho de ressocialização, de até um ano, para largar das drogas, do álcool e principalmente para ter um encontro verdadeiro com Jesus. Porque é Cristo quem pode ajudar a superar todas essas situações”, descreveu Jair Gaspar, presidente da Associação Luz do Mundo.

Gaspar acrescentou ainda que “foi uma grande alegria” para todos na Associação receber essa notícia. E lembrou: “Uma coisa que nos marcou muito foi que, dias antes de recebermos a notícia, estávamos orando e refletindo muito sobre a vida de São José. E foi uma grande emoção quando Dom Devair disse que o novo espaço deveria se chamar Casa São José”.

Fotos: Luciana Fernanda

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções