Em 2021, em meio à pandeima, igrejas católicas da Diocese também fizeram "tapetes" solidários de Corpus Christi
A Igreja Católica realiza, nesta quinta-feira (8), em todo mundo, a celebração de Corpus Christi, ou seja, do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Na Diocese de Piracicaba, como de costume, as paróquias têm programações próprias em suas regiões com missas, procissões e também a confecção dos tradicionais tapetes usados na passagem do Santíssimo Sacramento.
Neste ano, como ocorreu também durante a pandemia, a Diocese convida os fiéis que puderem a doar, como gesto concreto de fé, alimentos não perecíveis ou cobertores e agasalhos para serem distribuídos a famílias carentes. As doações serão encaminhadas à Cúria Diocesana e destinadas pelo Exército de Formiguinhas, em parceria com a Pastoral Social, às pessoas mais necessitadas.
Como cada paróquia tem programações próprias, a recomendação é para que os fiéis procurem informações sobre as missas e procissões nas igrejas católicas mais próximas, por telefone ou também nas redes sociais das paróquias.
O bispo Dom Devair Araújo da Fonseca presidirá a Solenidade de Corpus Christi na Catedral de Piracicaba, às 9 horas. Após a missa, a procissão sairá da Catedral e seguirá até a Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Igreja dos Frades, onde será feita a tradicional bênção do Santíssimo. A celebração também terá a coleta de doações.
Significado
No ato religioso de Corpus Christi, os católicos manifestam publicamente a fé na presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. Em muitas paróquias, os tradicionais tapetes feitos de serragem e outros materiais são confeccionados nesta data com o objetivo de adornar o caminho pelo qual Nosso Senhor, presente no Santíssimo Sacramento, percorre as ruas da comunidade.
“Corpus Christi”, vem da língua latina e significa justamente "Corpo de Cristo". É uma solenidade realizada sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "festa de preceito", isto é, devemos participar da celebração da Missa neste dia.
A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico da Igreja Católica Apostólica Romana (Cân. 944), que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo de Sangue de Cristo”.