Notícias da Diocese

  • Em Foco
  • Notícias da Diocese
  • Bispo celebra Corpus Christi na Catedral de Piracicaba; após missa, procissão com Santíssimo vai até Igreja dos Frades

Bispo celebra Corpus Christi na Catedral de Piracicaba; após missa, procissão com Santíssimo vai até Igreja dos Frades

Publicado em 5 de junho de 2023 - 15:42:24

Dom Devair Araújo da Fonseca com o Santíssimo Sacramento na Solenidade de Corpus Christi de 2021

A Igreja Católica realiza, nesta quinta-feira (8), em todo mundo, a celebração de Corpus Christi, ou seja, do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Na Diocese de Piracicaba, como de costume, paróquias têm programações próprias em suas regiões com missas, procissões e também a confecção dos tradicionais tapetes usados na passagem do Santíssimo Sacramento.

O bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, presidirá a Solenidade de Corpus Christi na Catedral de Piracicaba, às 9 horas. Após a missa, a procissão sairá da Catedral e seguirá até a Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Igreja dos Frades, onde será feita a tradicional bênção do Santíssimo. 

Como gesto concreto de caridade neste Corpus Christi, a Diocese convida os fiéis a doarem alimentos não perecíveis ou cobertores e agasalhos para serem distribuídos a famílias carentes. Como cada paróquia tem programações próprias em suas regiões nesta data, a recomendação é para que as pessoas procurem informações sobre as missas e procissões nas igrejas católicas mais próximas, por telefone ou também nas redes sociais das paróquias.

Significado

No ato religioso de Corpus Christi, os católicos manifestam publicamente a fé na presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. Em muitas paróquias, os tradicionais tapetes feitos de serragem e outros materiais são confeccionados nesta data com o objetivo de adornar o caminho pelo qual Nosso Senhor, presente no Santíssimo Sacramento, percorre as ruas da comunidade.

“Corpus Christi”, vem da língua latina e significa justamente "Corpo de Cristo". É uma solenidade realizada sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "festa de preceito", isto é, devemos participar da celebração da Missa neste dia.

A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico da Igreja Católica Apostólica Romana (Cân. 944), que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo de Sangue de Cristo”.

Jubileu de Carvalho

Neste ano, a Solenidade de Corpus Christi antecede duas outras celebrações diocesanas importantes. No domingo (11 de junho), às 15 horas, será realizada na Catedral de Piracicaba a Santa Missa pelos 79 anos da instalação da Diocese de Piracicaba, que ocorreu em 1944. A celebração também marcará o início das atividades comemorativas do Jubileu Diocesano de Carvalho, ou seja, o aniversário dos 80 anos da Diocese de Piracicaba, a ser celebrado em 2024.

Na ocasião também ocorrerá o lançamento dos concursos para escolha do hino e do logotipo oficiais do Jubileu de Carvalho. As regras para a escolha tanto da música quanto do logo estão disponíveis na página institucional da Diocese (diocesedepiracicaba.org.br) e também no site de notícias emfoco.org.br. As inscrições já poderão ser feitas a partir da segunda-feira (12 de junho), também pela internet.

Santo Antônio, padroeiro

A outra comemoração nestes dias é a festa do padroeiro da Diocese de Piracicaba. Na terça-feira (13 de junho), é Dia de Santo Antônio. A Paróquia Santo Antônio - Sé Catedral de Piracicaba, terá missas às 6h, às 8h, às 10h, às 12h e às 16 horas. Haverá a tradicional bênção dos pães após todas as celebrações. Ao término da missa das 16 horas também haverá procissão. 

Outras paróquias da Diocese também terão programações próprias para comemorar o dia do padroeiro. O bispo diocesano Dom Devair presidirá a missa das 10 horas na Catedral de Piracicaba e, às 19h30, na Paróquia Santo Antônio, em Santa Bárbara d’Oeste. 

Assim como em Corpus Christi, como cada paróquia tem programações próprias para o dia do padroeiro da Diocese, a recomendação aos fiéis é para que procurem informações nas igrejas católicas mais próximas, por telefone ou também nas redes sociais das paróquias.

Foto: Paulo Gomes

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções