A Igreja Católica inicia com o Domingo de Ramos (2) as celebrações da Semana Santa e da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Na Diocese de Piracicaba, como de costume, cada paróquia define, de acordo com suas próprias realidades comunitárias, a programação de missas, procissões, Vigília Pascal e Domingo da Ressurreição.
Neste Domingo de Ramos, o bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca preside a Bênção dos Ramos, às 9 horas, no largo da igreja São Benedito, no Centro de Piracicaba. Após o rito, os fiéis partem em procissão até a Paróquia Santo Antônio – Sé Catedral de Piracicaba, onde acontece a missa. À noite, a partir das 18h30, ocorre novamente missa de Ramos na Catedral.
Como parte do período pascal, ocorre na Quinta-feira Santa, às 9h30, também na Catedral, a Missa dos Santos Óleos e renovação das promessas sacerdotais. Trata-se de uma celebração diocesana, presidida pelo bispo e concelebrada por todo clero, na qual é abençoado todo azeite que será utilizado até a próxima Páscoa tanto na Crisma quanto para unção dos enfermos, entre outros sacramentos. Na oportunidade, o clero faz a renovação anual das promessas sacerdotais.
Com a missa vespertina da Ceia do Senhor, ainda na Quinta-feira Santa, inicia-se o chamado Tríduo Pascal. Na Catedral, a missa ocorre às 19h30. Já a Sexta-feira Santa, dia de jejum e abstinência, é marcada pela celebração da Paixão do Senhor, às 15 horas, e a procissão do Senhor morto. As duas atividades contam com a participação do bispo diocesano. A procissão do Senhor morto sai da Catedral às 19h30 termina na igreja São Benedito. Mais cedo, entre 8 e 12 horas, acontece adoração eucarística e, às 14 horas, Terço dos Homens.
O Tríduo Pascal da Catedral encerra-se no Sábado de Aleluia com a celebração das Lamentações do Senhor e Nossa Senhora das Dores, às 8 horas, e a Vigília da Páscoa, que terá início às 19h30 e também terá a presença do bispo Dom Devair na igreja mãe da Diocese de Piracicaba.
Três missas solenes celebram o Domingo da Ressureição na Catedral: às 8 horas, às 10h30 (presidida por Dom Devair) e às 18h30.
Tanto para o Domingo da Páscoa como para todas as outras celebrações que antecedem a data, as paróquias da Diocese têm programações próprias para missas, procissões e vigília. Por isso, a recomendação aos fiéis é para que procurem essas informações nas igrejas católicas mais próximas, por telefone ou também nas redes sociais das paróquias.
Foto: Paulo Gomes