Na noite desta terça-feira (14), o padre Ricardo Martins assume o ofício de pároco da Paróquia Santo Antônio, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste. A missa com rito de posse canônica será presidida pelo bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, a partir das 19h30, na igreja matriz da comunidade (Rua Cariris, 395 – bairro São Francisco II).
Transferido da Paróquia Espírito Santo, em Rio Claro, onde exerceu seu ministério durante quase sete anos, o novo pároco da Santo Antônio disse que as expectativas em relação à comunidade barbarense são muito positivas.
“Eu pretendo, em primeiro lugar, trabalhar com muita unidade e diálogo com os fiéis da paróquia que já percorrem uma caminhada longa, de mais de 20 anos e são bastante unidos e dedicados. Não gosto de chegar na paróquia com opiniões formadas, sejam positivas ou negativas. Quero conversar, ver de perto cada situação e não me basear em opiniões alheias. Com diálogo, vamos dar continuidade ao bom trabalho que já ocorre e tudo aquilo que precisar de mudanças e melhorias nós vamos fazendo. Vou tomar decisões de forma consciente, até porque já sou um padre maduro, com 57 anos de vida e quase 25 anos de sacerdócio”, disse o padre Ricardo.
Ele acrescentou que pretende “investir na parte espiritual e pastoral da comunidade, buscando em primeiro lugar o Reino de Deus, e depois virão as obras materiais, reconstruções ou reformas que eventualmente forem necessárias”.
O novo pároco falou também sobre seu estilo de trabalho: “Gosto de trabalhar muito em sintonia com as orientações diocesana. Sempre trabalhei desta maneira, ou seja, com o desejo de colocar a paróquia na linha da Diocese de Piracicaba, tanto no que diz respeito às diretrizes e normas para os Sacramentos quanto em relação às outras questões pastorais e orientações administrativas. Com todos os bispos com quem trabalhei, sempre busquei ser muito fiel e ter essa sintonia”.
O padre Ricardo Martins nasceu em Rio Claro, é filho de Ângelo Martins e Sebastiana Martins e recebeu a ordenação presbiteral em 13 de dezembro de 1998. Antes de ser nomeado pároco da Paróquia Santo Antônio, em Santa Bárbara d’Oeste, o sacerdote exerceu o mesmo ofício na Paróquia Espírito Santo, em Rio Claro, de junho de 2016 até fevereiro de 2023.
Ele iniciou seu ministério como vigário paroquial da Paróquia Santa Bárbara, em Santa Bárbara d’Oeste. Em 2000 assumiu a Paróquia São Francisco de Assis, em Piracicaba, como administrador paroquial; depois tornou-se pároco.
Foi animador diocesano das Novas Comunidades até dezembro de 2012. Foi pároco da Paróquia São Lucas, em Piracicaba, de 19 de agosto de 2006 a 23 de junho de 2016. Além disso, foi articulador diocesano da Comissão "Liturgia, Ministérios e Vida Consagrada", membro do Conselho Diocesano de Presbíteros, do Colégio de Consultores e do Conselho Diocesano de Pastoral. Foi animador diocesano da Pastoral Presbiteral e do Conselho Diocesano para Assuntos Econômicos.