O padre Antônio Carlos D’Elboux assume neste domingo (12) o ofício de pároco na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Saltinho, com a celebração da posse canônica presidida pelo bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, às 10h30, na matriz da cidade (Avenida Sete de Setembro, 1.840, no Centro).
Antes de ser transferido para Saltinho, o padre D’Elboux estava em Rio Claro desde janeiro de 2015, como pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria. Sobre a mudança, o sacerdote afirmou: “Eu me sinto tranquilo e sereno, já estava em Rio Claro há oito anos, então já era época. Saltinho é uma cidade pequena, com um povo acolhedor. Já trabalhei em outro município pequeno da Diocese, Rafard, onde tive um período muito tranquilo e feliz do meu ministério. É com esse sentimento de alegria e esperança que chego em Saltinho, para somar com aqueles que vieram antes de mim e com esse povo bom e acolhedor”.
Padre D’Elboux também falou das expectativas em relação ao trabalho a ser desenvolvido em Saltinho. “Antes mesmo da posse, visitei as duas comunidades urbanas e as quatro comunidades rurais da cidade. Nesses dias estou sendo muito bem acolhido pela população, já marquei reuniões para depois da posse, com os conselhos econômico e de pastoral para tomarmos pé da situação”, disse.
E antecipou: “Vamos idealizar logo uma pequena assembleia para definirmos as programações da Quaresma, da Campanha da Fraternidade 2023, da Semana Santa e também das missões populares que teremos em toda a Diocese neste ano. Por isso, as expectativas são as melhores possíveis, sem nada mirabolante, mas com o pé no chão vamos trabalhar com o povo e para o povo. Que Deus nos abençoe neste início de ministério e que possamos anunciar e testemunhar o Senhor Jesus para todos quanto vivem na cidade de Saltinho”.
O padre Antônio Carlos D’Elboux nasceu em Santa Bárbara d’Oeste, em 13 de junho de 1953, e é filho de Edgard Tricânico D’Elboux e Yolanda Pereira D’Elboux. Recebeu a ordenação presbiteral em 4 de dezembro de 1978, no Esporte Clube Barbarense, em Santa Bárbara, pela imposição das mãos de Dom Pedro Fedalto, na época Arcebispo de Curitiba, com participação de Dom Aníger Francisco de Maria Melillo, o segundo bispo de Piracicaba.
Além de pároco da Imaculado Coração de Maria, em Rio Claro, foi professor do Centro de Estudos, Formação e Atualização de Evangelizadores (CEFAE), na mesma cidade.
Pertenceu à congregação religiosa Pia Sociedade de São Paulo (Padres Paulinos), na qual fez sua primeira profissão em 11 de fevereiro de 1973; a profissão solene, em 20 de agosto de 1978. Como padre paulino, foi Secretário Provincial, Ecônomo Provincial, diretor das emissoras de rádio, auxiliar no departamento editorial das Edições Paulinas (hoje Paulus Editora) e diretor das livrarias da editora; serviu também como vigário paroquial da Paróquia São José, no Jardim D’Abril, e vigário paroquial da Paróquia Santo Inácio de Loyola, na Vila Mariana, em São Paulo. Foi membro também do Conselho Fiscal da Conferência dos Religiosos do Brasil por dois mandatos.
O presbítero veio para a Diocese de Piracicaba em 28 de fevereiro de 1996, assumindo como vigário paroquial da Paróquia Santa Bárbara, em Santa Bárbara d’Oeste. Em 15 de junho de 1996, iniciou seu ministério na Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, em Piracicaba, como administrador paroquial; a partir de 10 de junho de 1997, tornou-se o primeiro pároco da comunidade. Sua incardinação na Diocese aconteceu em 1º de março de 2001, por decreto de Dom Eduardo Koaik. Em 26 de julho de 2001, com a elevação da Matriz N. Sra. dos Prazeres a Santuário, tornou-se o primeiro reitor.
Na diocese exerceu também os cargos de secretário das reuniões do clero; membro do Conselho de Presbíteros, do Colégio dos Consultores e do Conselho Diocesano de Pastoral; Coordenador da Região Pastoral Piracicaba; Vigário Episcopal na Região Pastoral Piracicaba; articulador da Pastoral Carcerária e articulador da Pastoral da Comunicação. Coordenou a criação do jornal diocesano “Em Foco”, tendo sido editor (até fevereiro de 2008) e diretor responsável (até dezembro de 2011).
Em 31 de janeiro de 2008, encerrou seu ministério na Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres. Durante o mês de fevereiro, participou do Curso de Formação Missionária, em Brasília, para, em 1º de março, dentro do Projeto Missionário do Regional Sul 1 da CNBB, iniciar sua experiência missionária na Amazônia, assumindo como Pároco das Paróquias Nossa Senhora Mãe da Misericórdia e São Vicente de Paulo, na zona Oeste de Manaus. Foi professor no Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (ITEPS). Permaneceu em Manaus até dezembro de 2010.
Foi pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Rafard, de 30 de janeiro de 2011 até 17 de junho de 2014.
Padre Antônio Carlos é jornalista, graduado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – pela Faculdade “Cásper Líbero”. Também é graduado em Administração de Empresas pela ESAN – Escola Superior de Administração de Negócios, em São Paulo. Fez Mestrado em Ciências da Comunicação – área de rádio e tevê – na Western Illinois University (EUA).
É bacharel em Direito, tendo estudado na Faculdade de Direito de Itu (FADITU) e no Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” (UNAR). Foi professor universitário em Leme, Rio Claro, Santa Bárbara d´Oeste e Piracicaba e produtor e apresentador de programas radiofônicos na Rádio Brasil (AM 690 kHz) de Santa Bárbara d’Oeste. Escreveu em jornais de Santa Bárbara d´Oeste, Piracicaba e Rafard.