A Paróquia Santa Catarina de Alexandria, no bairro Nova América, em Piracicaba, recebe na noite desta segunda-feira (6) o novo pároco, o padre Celso de Jesus Ribeiro. Presidida pelo bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca, a santa missa com rito de posse canônica acontece hoje, às 19h30, na matriz da paróquia (Rua Baronesa Dona Rita, 316).
Padre Celso comentou a alegria de ter sido nomeado pároco da Santa Catarina. “Quando Dom Devair assumiu e Diocese de Piracicaba, há dois anos, ele deixou claro que padres novos se tornariam párocos depois de três anos de sacerdócio. Portanto, eu tinha, sim, expectativa de ser nomeado para alguma paróquia na Diocese. Inicialmente, pensei pela lógica que permaneceria na São João Batista, em Ártemis. Porém, o Espírito Santo não age pela lógica, mas por sua divindade em saber tudo e, então, o mesmo Espírito Santo iluminou a Dom Devair para que me fosse confiada a Santa Catarina de Alexandria, paróquia que sempre me cativou pela alegria e acolhimento de seus paroquianos, além de ser uma paróquia que fez e faz história em nossa Diocese. Assim, quando soube da minha nomeação como novo pároco desta comunidade, fiquei muito feliz, pois já a conhecia e sempre fui muito bem recebido. Também fico feliz por permanecer, pelo menos por enquanto, em Piracicaba, cidade que amo tanto e na qual eu nasci”.
Como vigário paroquial na Paróquia Imaculada Conceição, em Piracicaba, padre Celso também atuou bastante em Ártemis. “Com certeza ficarei com saudades da Imaculada Conceição da Vila Rezende e da São João Batista de Ártemis, onde exerci meu ministério sacerdotal nesses três anos como sacerdote. Porém, fico feliz por Dom Devair ter confiado em mim e ter me nomeado pároco da Paróquia Santa Catarina de Alexandria, onde espero conquistar ainda mais o apreço e simpatia dos seus paroquianos para fazermos juntos um belo trabalho de evangelização, construindo um caminho de santidade que nos leve a sermos merecedores da vida eterna junto de Deus”, afirmou.
Para alcançar esses objetivos, o novo pároco completou: “Temos que arregaçar as mangas e fazer render os talentos que Jesus me entregou à frente dessa paróquia que já mora em meu coração. Teremos muito trabalho pela frente e tenho certeza de que Deus vai me ajudar, pela Intercessão da Virgem Santíssima, de Santa Catarina de Alexandria e com o apoio e colaboração dos paroquianos”.
Padre Celso de Jesus Ribeiro é filho de José Ribeiro e Nair Granzoto Ribeiro, nasceu em 16 de março de 1967, em Piracicaba, e recebeu a ordenação presbiteral em 26 de janeiro de 2020. Tem dois irmãos que também são sacerdotes. Um está na Arquidiocese de São Paulo e exerce a função de Coordenador Diocesano de Pastoral da Região da Lapa, o outro é Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Arquidiocese de Montes Claros (MG).
Antes de ser nomeado pároco da Santa Catarina de Alexandria, padre Celso foi vigário paroquial da Paróquia Imaculada Conceição, em Piracicaba. Atualmente também é o coordenador diocesano da Pastoral do Dízimo.