A posse canônica do padre Ronan Bellinello Avino como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ipeúna, ocorre neste domingo (5) durante Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca. A celebração tem início às 19 horas na igreja matriz da cidade (Praça Vicente Barbosa, 244 – Centro).
Antes de ser nomeado pároco para Ipeúna, padre Ronan ficou um ano como vigário da Paróquia São Joaquim, na cidade de Santa Gertrudes, e avalia como naturais e produtivas as mudanças que são realizadas para atender as necessidades da Igreja.
“Quando optamos pelo sacerdócio, sabemos que a nossa principal missão é evangelizar, ajudando sobretudo as paróquias e comunidades a tornarem-se comunidades ministeriais, abertas à participação ativa de todos para o crescimento da Santa Igreja”, afirmou.
Ele acrescentou que “mesmo conscientes de que nosso tempo em determinada paróquia é limitado, criamos com nosso povo uma relação afetiva. Mas sabemos que essa relação deve ser construída primeiramente na confiança mútua e sempre com base na Palavra de Deus. Por isso, sempre que me despeço de uma paróquia onde tenha ficado por muito ou pouco tempo, sempre digo que o amor de Deus pelos irmãos não tem barreiras, nem mares, nem montanhas que impeçam a interação entre as pessoas”.
Por fim, o padre completou: “Ficamos tristes por deixar pessoas tão preciosas que encontramos na caminhada, porém, felizes por saber que novas amizades serão construídas. Assim, sempre desejo mostrar que o padre é apenas um instrumento, mas o que fica são as sementes de bondade, acolhida e amizade que foram plantadas, pois não devemos pregar a nós mesmos, mas sim Jesus Cristo, nosso Salvador. Neste momento, sinto gratidão”.
Padre Ronan é natural de São Paulo, capital, filho de Ângelo Avino e Carolina Bellinello Avino. Nasceu em 10 de julho de 1955 e foi ordenado presbítero em 1º de dezembro de 1985.
Além de vigário paroquial da Paróquia São Joaquim, em Santa Gertrudes, de fevereiro de 2022 até fevereiro de 2023, exerceu o mesmo ofício na Paróquia São Judas Apóstolo, em Santa Bárbara d’Oeste, de 2019 a 2022.
Inicialmente, optou pela vida monástica, ingressando no Mosteiro de São Bento. Depois decidiu ser padre diocesano, sendo ordenado na Arquidiocese de São Paulo. Veio para a Diocese de Piracicaba em 1998. Após trabalhar alguns meses na paróquia da cidade de Santa Maria da Serra, em 15 de novembro, assumiu a Paróquia Imaculada Conceição, de Águas de São Pedro, onde exerceu seu ministério até fevereiro de 2008.
Foi incardinado na Diocese de Piracicaba em maio de 2002. Atuou como chanceler Diocesano, membro do Conselho de Presbíteros, responsável pela Pastoral Vocacional e diretor espiritual dos seminários teológico e filosófico da Diocese.
Além dos estudos para formação presbiteral, cursou a Faculdade de Letras São Marcos e possui especialização em Sagrada Escritura. Foi pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Charqueada, de 9 de fevereiro de 2008 a 31 de janeiro de 2017.