Na segunda-feira (30 de janeiro de 2023), foi celebrada a Santa Missa com rito de dedicação a Deus da Paróquia Santa Rosa de Lima, em Piracicaba.
A dedicação é uma cerimônia litúrgica em que se consagra o templo católico, dedicando-o exclusivamente a Deus, lembrando que é consagrado como local abençoado e ponto de encontro de Deus com seu povo. Na cerimônia, que se realiza quando a construção da igreja está totalmente concluída, o consagrante unge com o óleo do Crisma o altar e vários pontos da igreja.
A Paróquia Santa Rosa de Lima foi criada no dia 4 de janeiro de 2011, por Dom Fernando Mason, hoje bispo emérito. Seu primeiro pároco foi monsenhor Victório Tomasi, que tomou posse em 30 de janeiro daquele mesmo ano, durante a missa de instalação da paróquia.
O território paroquial foi desmembrado da Paróquia Sant’Ana e atualmente abrange, além da Igreja Matriz, mais seis capelas: Imaculada Conceição (bairro Tanquinho), São José (Vila Nova), Imaculado Coração de Maria (Água Santa), Santo Antonio (Santa Fé), Santa Luzia (Parque São Jorge) e Nossa Senhora de Lourdes (Santa Rosa).
Em 22 de julho de 2016, o padre José Geraldo Campos Penido tornou-se o segundo pároco da Santa Rosa de Lima. Padre José Geraldo está de mudança para a paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Rio Claro, e quem assumirá o ofício como terceiro pároco da comunidade do Santa Rosa, a partir de 15 de fevereiro, será o padre Edvaldo de Paula do Nascimento.
Fotos: Mariana Modesto Aguado