Desde segunda-feira (23) até a próxima sexta-feira (27), o bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, participa da 32ª edição do Curso Anual dos Bispos do Brasil, que acontece no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, e tem como temática “Novas comunidades e a evangelização hoje”.
Realizado desde 1990, esse ano o curso terá a presença do cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e do padre Luis Navarro, reitor da Pontificia Università della Santa Croce, em Roma.
Ao Em Foco, Dom Devair ressaltou a importância do tema central do curso neste ano: "Recordando as palavras de São João Paulo II, ’as novas comunidades são a primavera da Igreja’ e elas têm muito a contribuir para a ação missionária e evangelizadora da Igreja, pois testemunham com alegria a fé cristã. Além disso, com seus carismas particulares, elas completam serviços na Igreja como, por exemplo, o cuidado dos pobres, a ação missionária e tantos outros serviços. Por isso, a valorização das novas comunidades é fundamental para a evangelização, sobretudo no contexto urbano atual."
Na abertura do curso, realizada na noite de segunda-feira, o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, ressaltou o fato de que essa é a primeira edição do curso realizada de forma presencial desde a pandemia do COVID-19. Segundo dom Orani, “o tema foi escolhido devido às demandas e questionamentos acontecidos no curso do ano passado” e que esse tema trabalhado nas conferências “trará uma riqueza de informações que nos auxiliarão em nossos trabalhos para fomentar e pastorear as novas comunidades que se encontram em nossas Igrejas particulares.”
Dom Giambattista Diquattro, núncio apostólico no Brasil, destacou que a Igreja brasileira está atenta aos sinais dos tempos, ao Espírito que inspira ao nosso tempo um estilo de comunhão a partir da sinodalidade, que cria novas formas de vivencia da vida cristã. D. Joel Portella, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e Secretário Geral da CNBB, indicou que a temática do curso pode ajudar o episcopado nos estudos e nos trabalhos já desenvolvidos pela Conferência Episcopal.
Na manhã de terça-feira, 24, os bispos participaram de um painel com o Côn. Geovane Ferreira, fundador da Associação Família da Preciosa Vida, e com Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom; e de um painel com os bispos D. Gilson Andrade, D. Wellington Queiroz e D. Wilson Tadeu. Na parte da tarde houve a conferência com o Cardeal Kevin Farrel, intitulada “Desafios e caminhos: uma visão do Dicastério responsável pelas novas comunidades”.
Já em andamento, a programação desta quarta-feira (25) incluiu missa no início da manhã, além das conferências com Dom Roberto Lopes, OSB, sobre “Movimentos e novas comunidades: panorama de um fenômeno”, e com o padre e professor Luis Navarro, a respeito das “Novas comunidades eclesiais: sua colaboração na Igreja e no Direito”.
Na quinta-feira (26), haverá, de manhã, as conferências “As novas comunidades e a relação entre os dons carismáticos e os dons hierárquicos: eclesiologia e pastoral a serviço do Evangelho”, com Dom Antonio Catelan, e “Acompanhamento e integração das novas comunidades”, ministrada pelo padre Alexandre Awi, I. Sch. À tarde, os bispos participam da exposição “Sacerdotes e novas comunidades”, novamente com o padre Luis Navarro.
Na sexta-feira, último dia do Curso Anual dos Bispos do Brasil, Dom Antonio Catelan falará ao episcopado sobre “As Conferências do Cardeal Josef Ratzinger no 1º Curso para Bispos (1990)”.
Texto: com informações da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Fotos: Divulgação / Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro / Bruno Carvalho