Professor Rogério, padre Claudemir, Helinho Zanatta, Dom Devair e Alex de Madureira
O bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, se reuniu na tarde desta quinta-feira (17) com o deputado estadual reeleito Alex de Madureira e o deputado estadual eleito Helinho Zanatta. O encontro aconteceu na Cúria Diocesana e contou com a participação também do coordenador da Pastoral Social, Fé e Política, padre Claudemir Aparecido da Rocha, e o articulador da pastoral, professor Rogério Teixeira da Cruz.
Durante a reunião, Dom Devair parabenizou Alex e Helinho pelo resultado das eleições, se colocou à disposição para ajudar em iniciativas em favor do bem comum e conversou com eles sobre a importância de se articular ações políticas em benefício de toda a população da Região Metropolitana de Piracicaba, principalmente das pessoas mais carentes. A deputada estadual reeleita Professora Bebel também foi convidada para o encontro, mas não pôde comparecer.
Dom Devair salientou que religião e poder público não devem gerar interferências entre si, mas disse que fé e política podem, sim, caminhar juntas quando o objetivo final é o bem comum. “O Papa Francisco nos lembra que a política deve ser trabalhada como uma forma muito nobre de caridade. Isso é importante para nós e faz todo sentido quando os nossos governantes e representantes trabalham pelo bem do povo”, afirmou o bispo.
Um dos pontos que Dom Devair mencionou como preocupação foi a questão habitacional em Piracicaba e na região. O tema, inclusive, foi sugerido pela Diocese entre os compromissos assumidos pelos candidatos ao governo do Estado de São Paulo junto à Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi). “Precisamos olhar para as pessoas em situação de rua e para as famílias que vivem nas comunidades e assentamentos irregulares”.
Após a reunião, o deputado eleito Helinho Zanatta avaliou que a iniciativa da Igreja, através do bispo diocesano, de colaborar e se abrir ao diálogo “é algo inovador e muito importante”. Para Helinho, “religião e política não se misturam, mas podem ser complementares no sentido de trabalhar em favor da população, do social. Com certeza é um diálogo muito positivo e que estamos à disposição para manter sempre que for necessário”.
O deputado Alex de Madureira afirmou: “A participação da Igreja é muito relevante. A gente vê que Dom Devair é preocupado com a população não só de Piracicaba, mas de toda a Diocese. A conscientização política que a Igreja tem feito e principalmente os trabalhos sociais são, sem dúvidas, muito importantes. E a integração com o poder público, sem gerar interferências, é bastante salutar e por isso também me coloquei à disposição”.
Encontro aconteceu na Cúria Diocesana, em Piracicaba