"A mudança que tanto queremos lá fora, no mundo, nas pessoas, ela começa em nós quando saímos do egoísmo e da indiferença. Não começa com leis, com mudanças políticas ou governos. A mudança começa com a transformação do coração, com a escuta da Palavra de Deus, com a Eucaristia que recebemos, corpo e sangue do Senhor. É isso que Maria nos ensina quando mostra que é preciso fazer tudo o que é da vontade de Deus nas nossas vidas, como sinal da nossa fé."
Assim foi o desfecho da homilia do bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, na solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, na quarta-feira (12), em Rio Claro - assista abaixo à homilia completa. Durante a pregação, ele ressaltou ainda, usando como exemplo os textos sagrados do livro de Ester e do Evangelho segundo João, que não podemos ser indiferentes ao sofrimentos das pessoas, do povo, dos mais necessitados.
“Ester não foi indiferente ao sofrimento do povo quando ganha todos os favores do rei, mesmo diante da oportunidade de receber a metade do reino. Se alguém oferecesse a nós metade do reino ou a vida de alguém, qual será que seria a nossa escolha? Sobretudo alguém que não gostamos? Ester tem uma atitude direta: ‘Eu peço a vida do meu povo’. Aí está a beleza da rainha Ester [...] Maria, da mesma forma, não foi indiferente à situação do povo que não tinha mais vinho, mas não se trata apenas de falta da bebida. O vinho é sinal da alegria. Eles não tinham mais o essencial, que é a alegria. Maria, então, vai a quem pode resolver o problema: Jesus. E depois ela diz: ‘façam tudo o que Ele disser’. Ela diz ‘tudo’ e não só o que convém.”