Notícias da Diocese

Episcopado paulista participa de últimos compromissos da Visita Ad Limina

Publicado em 30 de setembro de 2022 - 11:17:48

Com encontros no Dicástério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, e na Secretaria de Estado da Santa Sé, bispos das regiões de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto se preparam para concluir agenda em Roma que teve início na última segunda-feira, dia 26. Ainda hoje, eles celebram Missa e têm reunião com a diretoria do Colégio Pio Brasileiro

 

Hoje, dia 30, o episcopado paulista cumpre a agenda final da Visita Ad Limina Apostolorum. Pela manhã, em um momento privado de oração, os bispos rezaram as Laudes, preces litúrgicas feitas nas primeiras horas do dia. O momento celebrativo foi oportunidade de agradecer a Deus pelo bom êxito das atividades em Roma e pelo aniversário natalício do bispo diocesano de Lins, dom Francisco Carlos da Silva. 

Dois departamentos da Cúria Romana receberam a presença dos bispos das regiões de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto nesta manhã. O primeiro encontro, logo após a oração, ocorreu no Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, e contou com a relatoria de dom Luiz Carlos Dias, bispo diocesano de São Carlos e secretário do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

“Gostaria de expressar nossa adesão às instruções e perspectivas litúrgicas emanados do atual Pontificado, citando em especial as recentes Cartas Apostólicas: Tradicionis Custodes e Desiderio Desideravi”, destacou o relator ao cardeal Arthur Roche, prefeito do departamento romano. 

Por ocasião da proximidade dos 60 anos de publicação do texto conciliar Sacrossantum Concilium, dom Luiz Carlos indicou que o documento “gerou um impulso renovador da liturgia da Igreja para a sua vida e missão num mundo em constante mudanças”. 

O secretário do Dicastério, dom Vittorio Francesco Viola, OFM, salientou a importância das transmissões das Missas, principalmente durante a pandemia. Na reflexão do episcopado sobre o assunto, o bispo diocesano de Franca, dom Paulo Roberto Beloto, afirmou que o povo de Deus “soube responder de modo criativo e piedoso” no período pandêmico. 

Os sacramentos de Iniciação à Vida Cristã, as questões matrimoniais e a participação consciente dos fiéis nas ações litúrgicas também integraram a pauta da reunião neste dicastério.

ÚLTIMOS COMPROMISSOS

Ainda pela manhã, aconteceu o encontro dos bispos paulistas na Secretaria de Estado do Vaticano. Na repartição, que trata das relações políticas da Santa Sé com os Estados, o arcebispo metropolitano de Campinas, dom João Inácio Müller, foi o relator. 

Numa apresentação dos aspectos econômicos e sociais das três províncias eclesiásticas, o arcebispo de Campinas explicou que estas três regiões “abrigam 35,6% da população do Estado de São Paulo, totalizando 15.790.000 habitantes”. 

Após explanar sobre a economia e o desenvolvimento das cidades, dom João Inácio indicou que o maior desafios para os bispos paulistas, enquanto pastores do povo, “vai no sentido de contribuir com os governos para que haja políticas públicas que garantam condições para que as pessoas possam envelhecer com saúde e dignidade”.

A aplicação do Acordo Brasil Santa Sé, a violências nas cidades e as questões ecológicas nas regiões de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto foram pautas do encontro que também lançou olhar para o cuidado da Igreja com os mais necessitados por meio das atividades desenvolvidas nas áreas da assistência social, da educação e da saúde. 

“São milhares de pessoas atendidas, gratuitamente, em nossas atividades e projetos, sem contar aquelas atendidas indiretamente. E, não fossem estas Entidades para atendê-las, nossos pobres estariam ainda mais à margem”, enfatizou dom João Inácio sobre a atividade caritativa da Igreja.

Na reflexão, o cardeal secretário de Estado, Pietro Parolin, falou da importância da união eclesial, ressaltando a comunhão episcopal, e concluiu agradecendo aos bispos paulistas pela participação. No início da noite, como última agenda oficial da Visita Ad Limina, os bispos celebram Missa e têm reunião com a diretoria do Pontifício Colégio Pio Brasileiro que, em Roma, abriga padres do Brasil para o aperfeiçoamento intelectual.

Visita Ad Limina 2022: O Regional Sul 1 da CNBB ao encontro do Papa Francisco!

Foto: Pe. Thiago Faccini / Regional Sul 1 da CNBB

Texto: Assessoria de Comunicação / Regional Sul 1 da CNBB

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções