Notícias da Diocese

Projeto de restauração total da Igreja São Benedito é apresentado

Publicado em 23 de setembro de 2022 - 14:48:18

No dia 5 de outubro, Dia de São Benedito, será feita apresentação à comunidade seguida de procissão até a Catedral de Piracicaba e missa

O projeto de restauração completa da Igreja São Benedito, a mais antiga de Piracicaba, foi apresentado à imprensa na manhã desta sexta-feira (23). Atualmente, o templo localizado na Rua do Rosário, no Centro da cidade, é uma das capelas pertencentes à Paróquia Santo Antônio – Sé Catedral da Diocese de Piracicaba, que tem como pároco o padre Ronaldo Francisco Aguarelli.

A apresentação do projeto de restauração foi feita pela DRVO Arquitetura, empresa contratada em 2018 para realizar todo o estudo técnico e levantamento das características originais de cada fase da edificação da Igreja, inicialmente dedicada à Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito. Segundo o arquiteto e especialista em patrimônio cultural, Thiago Torina, a autorização para a ereção da capela se deu em 1851 e sua construção ocorreu em etapas. O arquiteto salientou também que, ao longo dos anos, o templo passou por diversas ampliações e intervenções.

“Todas essas mudanças, de alguma forma, foram consideradas para que pudéssemos propor o projeto de como a Igreja São Benedito ficará após o restauro, conservando características próprias de cada período”, explicou o arquiteto. Ele lembrou que o trabalho foi bastante criterioso e obedeceu a diretrizes de preservação de patrimônio não só nacionais como recomendações internacionais, “que garantem um restauro completo da edificação, não só de pontos estruturais, mas também de elementos artísticos integrados”.

O projeto já foi aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio de Piracicaba (Codepac). Agora, está em fase de aprovação o projeto para a captação dos recursos, que será feita principalmente por meio de lei de incentivo fiscal, além de doações.

O pároco da Catedral, padre Ronaldo Francisco Aguarelli, que também é responsável pela Igreja São Benedito, destacou que, por se tratar de um patrimônio tombado, não será feita uma simples “reforma”, mas sim uma restauração completa do bem histórico. O projeto que foi apresentado à imprensa na manhã desta sexta será detalhado também durante uma apresentação pública em 5 de outubro, Dia de São Benedito. 

A apresentação será na própria Igreja São Benedito (Rua do Rosário, 801 – Centro), a partir das 19h30. Em seguida, uma procissão com o andor do santo padroeiro da capela partirá em direção à Catedral de Piracicaba, onde será celebrada a Santa Missa em louvor a São Benedito. “Vamos refletir sobre a vida, vocação e missão do santo”, disse o pároco. A celebração contará com a participação da Pastoral Afro-brasileira da Diocese de Piracicaba, coordenada pelo padre Ademilson Lopes da Silva, uma vez que o templo guarda uma histórica ligação também com a comunidade negra.

Imagens: Leo Rait / DRVO Arquitetura
Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções