Notícias da Diocese

  • Em Foco
  • Notícias da Diocese
  • Religioso nascido na Diocese de Piracicaba é nomeado pelo Papa Francisco como bispo de Campo Limpo (SP)

Religioso nascido na Diocese de Piracicaba é nomeado pelo Papa Francisco como bispo de Campo Limpo (SP)

Publicado em 14 de setembro de 2022 - 10:56:52

Acolhendo o pedido de renúncia de dom Luiz Antônio Guedes, o Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 14 de setembro, o padre Valdir José de Castro, da Pia Sociedade de São Paulo, como bispo de Campo Limpo (SP). Ele será o terceiro bispo local. Segundo informações do site daquela diocese, que com "entusiasmo e alegria deseja as boas vindas ao bispo eleito", as datas da ordenação episcopal e da posse canônica serão divulgadas posteriormente.

Monsenhor Valdir José de Castro nasceu em 14 de fevereiro de 1961, em Santa Bárbara d’Oeste (SP), diocese de Piracicaba. Possui licenciatura em Filosofia e graduação em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul, além de bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico de São Paulo (ITESP).

Licenciou-se em Teologia com especialização em Espiritualidade, na Universidade Gregoriana (Roma); Também é licenciado em Comunicação pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero (SP) e possui doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Fez sua primeira profissão religiosa na congregação Sociedade de São Paulo (Paulinos) em 11 de fevereiro de 1981 e a profissão perpétua em 25 de outubro de 1987. Foi ordenado sacerdote em 12 de dezembro de 1987.

Após sua ordenação sacerdotal, ocupou os seguintes cargos: formador de aspirantes (1987-1990), mestre dos novatos (1997-2000), conselheiro provincial da província do Brasil (1996-2004), vigário provincial (2000-2004), formador de juniores (2006-2007), diretor geral de Apostolado (2001-2006), provincial da província Argentina-Chile-Peru (2006-2010), diretor da Faculdade de Comunicação (FAPCOM) (2012-2015), provincial do Brasil (2012-2015) e superior geral da Pia Sociedade de São Paulo (2015-2022).

Na Diocese de Piracicaba atuou por muitos anos com Monsenhor José Boteon e padre José Carlos Pizzonia, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santa Bárbara d’Oeste; também com o padre Antônio Carlos D’Elboux, no Santuário Nossa Senhora Prazeres, em Piracicaba, e na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Rafard.

Saudação da CNBB ao monsenhor Valdir José de Castro

Estimado Monsenhor Valdir José de Castro, 

Com alegria, recebemos a notícia da escolha do Santo Padre, o Papa Francisco, pela sua nomeação como novo bispo da Diocese de Campo Limpo, em São Paulo. Queremos também o acolher como novo membro desta Conferência Episcopal. 

Rogamos a Deus que o ilumine nesta nova missão confiada pela Igreja e, como contribuição para o início de seu ministério episcopal, abençoe o seu itinerário e a sua caminhada junto ao povo. 

Gostaríamos de destacar, para incentivá-lo, as palavras do Papa Francisco proferidas, em referência aos conselhos que o apóstolo Paulo dá ao jovem bispo Timóteo, em um encontro com bispos na casa Santa Marta, em setembro de 2020:

“Os bispos estejam próximos a Deus com a oração, a seus sacerdotes, próximos entre si e, por fim, ao povo de Deus“.

Que o exemplo de amor perfeito da Sagrada Família, a quem o patrocínio de sua futura diocese está confiado, o inspire na missão.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Texto: com informações da CNBB, Vatican News e Diocese de Campo Limpo
Imagem: Divulgação CNBB

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções