Notícias da Diocese

  • Em Foco
  • Notícias da Diocese
  • “10 anos de saudades”: Diocese recorda uma década do falecimento de Dom Eduardo Koaik com missa e exposição na Catedral

“10 anos de saudades”: Diocese recorda uma década do falecimento de Dom Eduardo Koaik com missa e exposição na Catedral

Publicado em 25 de agosto de 2022 - 09:42:10

A Diocese de Piracicaba recorda, nesta quinta-feira (25), dez anos do falecimento de Dom Eduardo Koaik (1926-2012), 3º bispo diocesano. Uma missa presidida pelo bispo Dom Devair Araújo da Fonseca, concelebrada pelo bispo emérito, Dom Fernando Mason, sacerdotes e diáconos, ocorre na Catedral de Piracicaba, a partir das 19h30.

Também na Catedral está montada a exposição “Dom Eduardo Koaik: 10 Anos de Saudades”, com fotos, documentos e um breve histórico sobre sua vida e episcopado. A mostra foi organizada pelo Centro Documental da Diocese, com materiais do próprio arquivo diocesano, e poderá ser vista na Catedral até a próxima quarta-feira (31 de agosto).

“Não podemos deixar que se perca, com o passar do tempo, a memória de fatos, eventos e personalidades que nos antecederam e que tanto contribuíram para que chegássemos até aqui, no hoje de nossa história. Uma forma de perpetuar tudo isso é a catalogação, registro e exposição de escritos, fotografias, vídeos e objetos ligados a esse passado que não podemos de forma alguma deixar desaparecer. Dom Eduardo Koaik foi muito importante na história da Diocese de Piracicaba. É isso que queremos frisar com a exposição”, disse o padre Paulo Sérgio Carlos, diretor do Centro Documental.

Na Diocese
Dom Eduardo Koaik era bispo-auxiliar do Rio de Janeiro quando, no dia 7 de dezembro de 1979, o Papa João Paulo II o transferiu para Piracicaba, atendendo pedido de Dom Aníger Francisco de Maria Melillo que, com problemas de saúde, solicitou um bispo coadjutor.

Ele tomou posse no dia 28 de fevereiro de 1980 como coadjutor com direito à sucessão e Administrador Apostólico “Sede Plena”. Com a renúncia de Dom Aníger, em 11 de janeiro de 1984, tornou-se o terceiro Bispo Diocesano de Piracicaba.

Em 2002, a Santa Sé aceitou seu pedido de renúncia (por ter completado 75 anos), tornando-se bispo emérito. Ele continuou a residir no bairro São Dimas e atuava como vigário na Paróquia Santa Cruz e São Dimas. Faleceu em 25 de agosto de 2012.

Serviço

Mais informações sobre a exposição “Dom Eduardo Koaik: 10 Anos de Saudades”, pelo telefone: (19) 2106-7552.

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções