Notícias da Diocese

Bispo Dom Devair se reúne com vereadores católicos de toda Diocese

Publicado em 19 de agosto de 2022 - 16:42:06

 

Por iniciativa do bispo Dom Devair Araújo da Fonseca, aconteceu na manhã desta sexta-feira (19), o 1º Encontro de Vereadores Católicos da Diocese de Piracicaba. O evento reuniu parlamentares de 12 das 15 cidades que pertencem ao território diocesano. Durante a reunião, Dom Devair falou da importância de se refletir sobre formas de atuação política voltadas ao bem comum, em sintonia com a fé da Igreja Católica. 

O encontro teve início com um momento de oração. Na sequência, Dom Devair fez uma breve apresentação da Cartilha de Orientação Política 2022, elaborada pelo Regional Sul 2 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Um exemplar do material foi entregue a cada um dos vereadores.

O bispo diocesano também convidou os parlamentares a conhecerem melhor a cartilha e os documentos sobre a Doutrina Social da Igreja, entre eles, a carta encíclica Fratelli tutti, publicada pelo Papa Francisco em 2020, sobre a fraternidade e a amizade social.

“É importante para nós, católicos, conhecermos o pensamento da Igreja sobre as questões políticas e sociais, principalmente para as senhoras e os senhores, vereadores, que atuam nas nossas Câmaras legislativas”, afirmou Dom Devair aos legisladores. “Como membros da Igreja, nós devemos sempre nos pautar pelo Evangelho. E a fidelidade ao Evangelho tem, sim, repercussão na nossa ação política”, completou o bispo.

Ele também incentivou a unidade entre os vereadores católicos. “Os senhores podem estar divididos em partidos, mas, lembrem-se, estão unidos pela fé. Nós, como cristãos católicos, devemos trabalhar pelos mais vulneráveis, pelos mais pobres e necessitados, ou seja, pelo bem comum. E o bem comum é suprapartidário, deve estar acima dos interesses de grupos e ideologias”. 

Altar não é palanque
Após a fala do bispo diocesano, diversos vereadores usaram a palavra para apresentar suas impressões, desafios e inquietações referentes à atividade política na atual conjuntura. Foi um momento em que Dom Devair pôde ouvir as ponderações, comentários e até desabafos dos parlamentares. Uma das questões levantadas foi sobre a impossibilidade de candidatos a cargos eletivos falarem aos fiéis após as celebrações católicas. 

O motivo para essa restrição é porque a Igreja Católica não faz indicação de candidatos, como lembrou o bispo, mas sua posição oficial é a de ajudar a formar a consciência das pessoas para que possam escolher bem seus representantes. No que diz respeito aos períodos de eleições, a Diocese de Piracicaba respeita a Legislação Eleitoral e, principalmente, guia-se pelo Evangelho e pela Doutrina Social da Igreja Católica Apostólica Romana, válida para o mundo todo.

Sendo assim, independentemente do período, sua atuação não deverá ter caráter partidário de qualquer coloração, mas, por meio da formação e da conscientização, buscará sempre oferecer uma contribuição para o bem comum, a justiça e a solidariedade, levando em consideração as realidades locais.

Coordenadores
Também estiveram presentes os padres Willian Bento, coordenador diocesano de Pastoral; Claudemir Aparecido da Rocha, coordenador da Pastoral Social, Fé e Política; e Marcelo Sales, ecônomo da Diocese e moderador da Cúria Diocesana.

 

Participaram do encontro os seguintes vereadores:

Piracicaba

Acácio Geraldo Souza de Godoy
Gilmar Rotta
Josef Borges
Laércio Trevisan Júnior
Paulo Sérgio Camolesi
Pedro Motoitiro Kawai
Thiago Augusto Ribeiro
 

Rio Claro

Sérgio Montenegro Carnevale
Vagner Baungartner
Dermeval Nevoeiro Demarchi
 

Santa Bárbara d’Oeste

Antonio Carlos Ribeiro
Eliel Miranda
Nilson Araújo da Silva
Paulo Monaro
 

Capivari

Inês Luisa Félix da Costa
Odésio de Jesus Ferraz
 

São Pedro

Carlos Eduardo Oliveira
Cleuza Barros
Jose Roberto de Moura
Luciano Mazzonetto
Luiz Fernando Gomes Altos
 

Rio das Pedras

Vanessa Stocco Botam
 

Santa Gertrudes

Alan Felipe Basteli
 

Charqueada

Edinei Callegaro
Vinícius Hélio Roccia
 

Rafard

Alexandre Ferraz Fontolan
Ernesto Brigati
Pedro Reinaldo da Rosa
Rodolfo Antonio Minçon
 

Saltinho

Ana Lucia Sturion Mello
Gilson Antonio Bento
 

Santa Maria da Serra

Alessandra Bozeli Zani
Carlos Adriano Zani
 

Corumbataí

Cristiano Lazzarini
Valdecir Rogerio Bortolin
 

 

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções