Assembleioa diocesana aconteceu na Paróquia São Pedro, em Piracicaba
A Diocese de Piracicaba realizou, no último sábado (9), a assembleia da fase diocesana para o Sínodo dos Bispos 2021-2023. A reunião pré-sinodal estava prevista no Calendário Diocesano, ocorreu das 8 às 12 horas na Paróquia São Pedro, em Piracicaba, e faz parte do processo de escuta proposto pela Igreja Católica e desejado pelo Papa Francisco, com objetivo de entender as diferentes realidades em que a Igreja está inserida.
A fase diocesana do Sínodo dos Bispos foi aberta oficialmente na Diocese de Piracicaba em 17 de outubro de 2021, com a Santa Missa presidida pelo bispo Dom Devair Araújo da Fonseca. Em seguida, em novembro de 2021, foram divulgados o subsídio e o questionário que orientaram o processo de "escuta" do maior número possível de pessoas, nos 15 municípios do território diocesano. A pesquisa pôde ser respondida on-line por todos que quiseram participar.
O subsídio e o questionário foram enviados pelo Secretariado Diocesano de Pastoral a todas as paróquias, grupos, pastorais, movimentos e entidades. Todas as respostas dão base ao documento que a Diocese enviará à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entidade que conduzirá a próxima fase do processo sinodal.
"A assembleia que realizamos no sábado é mais um passo da fase diocesana neste caminho sinodal, que foi percorrido em nossa Diocese e contou com grande participação de leigos, padres, religiosos, seminaristas e tantos outros, buscando compreender a realidade local, atendendo ao apelo do Papa para a escuta dos diferentes anseios e necessidades de cada Igreja diocesana em todo mundo", explicou o padre Willian Bento, coordenador diocesano de Pastoral.
O evento teve como assessor o padre Joel Nery, vigário geral da Diocese de Santo André. O tema do sínodo é: "Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão".
O Sínodo dos Bispos foi convocado pelo Papa Francisco e está previsto para ocorrer em 2023. As contribuições das comunidades locais serão organizadas em documento a ser enviado para as etapas seguintes do processo sinodal: a fase nacional, a continental e, por fim, a Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, em outubro do ano que vem, em Roma.