Mendes Thame no Congresso Nacional (Foto: Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados)
A Diocese de Piracicaba se solidariza com os familiares e amigos do ex-prefeito de Piracicaba, ex-deputado federal e professor Antonio Carlos de Mendes Thame, que faleceu na manhã desta quinta-feira (28), aos 75 anos, em Piracicaba. Ele deixa a esposa Nancy Ferruzzi Thame e a filha Sofia Ferruzzi Thame.
Como Igreja, dirigimos nossas orações aos que vivem o luto neste momento e convidamos os fiéis a rezarem também a Deus pela alma de Mendes Thame, testemunhando sempre a esperança em Nosso Senhor Jesus Cristo.
O Bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, compareceu ao velório do ex-prefeito na Câmara de Piracicaba, onde realizou o rito exequial. "A política é uma forma preciosa de caridade, porque busca o bem comum, como nos lembra o Papa Francisco. Não conheci pessoalmente o ex-prefeito Thame, mas as informações que me chegaram sobre ele fazem pensar que, em diversas ações, Thame conseguiu alcançar esse nobre objetivo da política, de proporcionar o bem comum", disse Dom Devair.
Trajetória
Mendes Thame foi prefeito de 1993 a 1996 e deputado federal sete vezes, entre 1987 e 2019. Foi também Secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo (1999 a 2002). Formado em Agronomia pela Esalq/USP, em Piracicaba, e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), era mestre em Economia Rural e foi professor do Colégio Luiz de Queiroz, do Departamento de Economia da Esalq e da Faculdade de Serviço Social de Piracicaba. Como parlamentar, atuou em prol dos idosos e dos recursos hídricos, foi autor de proposta que originou a lei do microempreendedor individual (MEI), contribuindo para tirar trabalhadores da informalidade.