Bispo Dom Devair concentra suas celebrações na Catedral de Piracicaba (Foto: Paulo Gomes)
Na Quinta-feira Santa (14) teve início o Tríduo Pascal na Diocese de Piracicaba, com a Missa da Ceia do Senhor, Lava-pés e Instituição da Eucaristia. Já na Sexta-feira Santa (15) ocorreu a Celebração da Paixão do Senhor e a Procissão do Senhor Morto. O Sábado Santo (16) foi dia da Vigília Pascal.
Após o tríduo, no domingo (17), aconteceram as solenidades da Páscoa na Ressurreição do Senhor. Como cada paróquia da Diocese tem a sua própria programação, com diferentes horários para as celebrações, a recomendação foi para que os fiéis procurassem informações para participação nas igrejas católicas mais próximas.
A orientação do bispo diocesano de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, aos padres e diáconos foi para que organizem celebrações com muito amor e fidelidade a Deus, para que os fiéis pudessem viver o momento de retomada nas igrejas com muita devoção, fé e alegria.
Dom Devair também esteve presente nas celebrações pascais, concentrando suas atividades na Paróquia Santo Antônio, em Piracicaba, que é a Sé Catedral de toda Diocese. As missas presididas pelo bispo foram transmitidas, ao vivo, pelo YouTube da TV Oração e Facebook da Diocese.
Às 9h30 da Quinta-feira Santa, ocorreu a chamada Missa dos Santos Óleos, na qual o bispo diocesano, com todo o clero, fez a consagração dos óleos que serão usados ao longo do ano seguinte nos sacramentos do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenações. Também na quinta, mas às 19h30, na Catedral, Dom Devair presidiu a Missa de Lava-pés e Instituição da Eucaristia.
A Sexta-feira Santa (15) foi aberta na Catedral de Piracicaba com Adoração Eucarística, das 8 às 12 horas. Em seguida, às 14 horas, foi rezado o Terço dos Homens e, às 15 horas, Dom Devair presidiu a Celebração da Paixão do Senhor. A Catedral realizou, na noite da Sexta-feira Santa, às 19h30, a Procissão do Senhor Morto.
O Sábado Santo (16) teve duas celebrações na Catedral: as Sete Dores de Nossa Senhora, às 8 horas, e a Vigília Pascal, às 19h30, com presença do bispo diocesano.
Por fim, no Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor, a Catedral teve solenidades às 8 horas, às 10h30, com Dom Devair, e às 18h30.
Durante as santas missas ou outras celebrações, eventos e atos religiosos, em locais sob responsabilidade da Diocese de Piracicaba (paróquias, capelas, salões, etc), desde o início da pandemia, sempre foram seguidas as normas e recomendações das autoridades competentes para prevenção à covid-19. Apesar do fim da exigência do uso das máscaras, os fiéis que desejarem, por livre decisão individual, podem continuar usando a proteção normalmente durante as missas e outras celebrações.