Fiéis compareceram à celebração do Domingo de Ramos, presidida por Dom Devair, na Catedral de Piracicaba (Foto: Paulo Gomes)
Os dois últimos finais de semana, quando a Igreja Católica celebrou a Semana Santa, marcaram o retorno de milhares de fiéis às suas paróquias após dois anos de limitações impostas em razão da pandemia de covid-19. É a primeira vez, desde 2020, que as celebrações ocorrem sem restrições ao público.
O Domingo de Ramos (10) contou com missas e procissões nas paróquias das 15 cidades que pertencem à Diocese de Piracicaba. Nas postagens de fotos e vídeos nas redes sociais de cada igreja (confira algumas abaixo), é possível constatar a ativa participação dos fiéis nas celebrações, que continuam acontecendo ao longo desta semana, com mais missas e procissões tradicionais como a do encontro das imagens de Nossa Senhora e de Jesus carregando a Cruz.
Na Quinta-feira Santa (14) teve início o Tríduo Pascal, com a Missa de Lava-pés e Instituição da Eucaristia. Já na Sexta-feira Santa (15) ocorreu a Celebração da Paixão do Senhor e a Procissão do Senhor Morto. O Sábado Santo (16) foi o dia da Vigília Pascal. Após o tríduo, no domingo (17), aconteceram as solenidades da Páscoa na Ressurreição do Senhor.
Como cada paróquia da Diocese tem a sua própria programação, com diferentes horários para as celebrações, a recomendação foi para que os fiéis procurasse informações nas igrejas católicas mais próximas. A orientação do bispo diocesano de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, aos padres e diáconos foi para que organizassem celebrações com muito amor e fidelidade a Deus, para que os fiéis pudessem viver o momento de retomada nas igrejas com muita devoção, fé e alegria.
Dom Devair também esteve presente nas celebrações pascais, concentrando suas atividades na Paróquia Santo Antônio, em Piracicaba, por ela ser também a Sé Catedral de toda Diocese. As missas presididas pelo bispo foram transmitidas, ao vivo, pelo YouTube da TV Oração e Facebook da Diocese.
CUIDADOS - Durante as santas missas ou outras celebrações, eventos e atos religiosos, em locais sob responsabilidade da Diocese de Piracicaba (paróquias, capelas, salões, etc), desde o início da pandemia, sempre foram seguidas as normas e recomendações das autoridades competentes para prevenção à covid-19. Apesar do fim da exigência do uso das máscaras, os fiéis que desejarem, por livre decisão individual, podem continuar usando a proteção normalmente durante as missas e outras celebrações.
Paróquia Sant’Ana, em Rio Claro, durante missa após a procissão do Domingo de Ramos
Domingo de Ramos da Paixão do Senhor na Paróquia Imaculada Conceição, em Santa Bárbara d’Oeste
Concentração de fiéis para início da procissão do Domingo de Ramos da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Rio das Pedras
Fiéis em uma das celebrações desta Semana Santa na Casa de Maria, da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Santa Bárbara d’Oeste
Paróquia São João Batista, em Rio Claro, no Domingo de Ramos
Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ipeúna
Procissão da Paróquia Santa Rosa de Lima, em Piracicaba, no Domingo de Ramos
Missa na Capela Santos Reis, da Paróquia São João Batista Precursor, em Piracicaba, após procissão na noite de terça (12)