Notícias da Diocese

Mutirão oferece exames de vista gratuitos a 500 crianças e adolescentes em Piracicaba

Publicado em 17 de março de 2022 - 16:56:48

Criança durante exame oftalmológico (Foto: nrd/Unsplash)

Um mutirão oftalmológico vai oferecer exames de vista e acompanhamento gratuitos para até 500 crianças e adolescentes carentes, de 6 a 15 anos, em Piracicaba. A ação será no dia 26 de março, das 9 às 16 horas, no salão da Paróquia Sagrada Família. O projeto tem caráter exclusivamente social. Não haverá cobrança ou venda de produtos, como armações ou lentes, e nos casos em que for diagnosticada a necessidade, os óculos serão fornecidos gratuitamente aos pacientes selecionados.

O trabalho é uma parceria entre Projeto Olhar Sempre, Hospital de Olhos de Piracicaba, Exército de Formiguinhas e Diocese de Piracicaba. Durante o mutirão, serão atendidos meninos e meninas em idade escolar dos bairros Mario Dedini, Bosques do Lenheiro, Jardim Gilda e Industrial, além das comunidades Frederico e União.

“Essa ação social que será feita em parceria com o Hospital de Olhos tem como objetivo atender a população mais carente, sobretudo as crianças, sem nenhum vínculo com venda de produtos ou com alguma questão política. É algo para ajudar a melhorar a vida das pessoas. Esse é um trabalho que a Igreja Católica pode fazer. Existem diversas ações de caridade que buscam arrecadar alimentos e a Diocese também participa delas. Mas, às vezes, também precisamos olhar para as outras necessidades que afetam os mais necessitados”, afirmou o Bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca.

Na sequência: doutor Rafael Camargo, padre Claudemir da Rocha, bispo Dom Devair, Débora Ferraz e doutora Carolina Aloisi

Os médicos Carolina Weiss Aloisi e Rafael Guena Jardim de Camargo, do Hospital de Olhos de Piracicaba, também reforçaram o caráter social do projeto. “Muitas vezes, famílias carentes podem não se interessar em levar os filhos ao mutirão por acharem que, no final, alguém vai tentar vender alguma coisa. Mas nosso objetivo não é esse. Todo atendimento às crianças carentes será gratuito”, disse a doutora Carolina.

“Queremos acolher e tratar as pessoas que, por desconhecimento ou qualquer outro motivo, não têm condições nem de procurar o SUS (Sistema Único de Saúde), por exemplo. Mas nós não vamos empurrar o caso para o SUS, vamos fazer todo o atendimento para aqueles que precisarem”, destacou o doutor Rafael. “Nós já temos uma experiência muito positiva com os mutirões de catarata, com idosos, e agora queremos usar essa experiência para ajudar também essa faixa etária dos 6 aos 15 anos”, acrescentou o médico.

A coordenadora do Exército de Formiguinhas, Débora Ferraz, disse que os moradores dos bairros a serem atendidos estão sendo informados sobre o mutirão oftalmológico na Paróquia Sagrada Família. “Estamos deixando claro que são médicos especialistas, os melhores, que irão até lá para atendê-los. E vale lembrar que esse é um projeto de amor. Só isso. Não existe nada comercial e nenhum interesse ou vínculo político por trás desse trabalho”, enfatizou.

O padre Claudemir Aparecido da Rocha, que é coordenador diocesano da Pastoral Social, disse que o mutirão é “um olhar de atenção para aqueles com quem a sociedade atualmente menos se importa”. Para ele, o desejo é “mostrar que todos são importantes na obra de Deus e merecem viver dignamente, pois é a vontade do próprio Deus que todos tenham vida em abundância”.

IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO
Segundo o doutor Rafael Camargo, do Hospital de Olhos, durante o mutirão será realizada uma triagem para identificar pacientes com problemas oftalmológicos que possam interferir no desempenho escolar de maneira significativa. “Com critérios técnicos, as crianças e adolescentes passaram com triagem e exame oftalmológico. Na identificação da necessidade dos óculos para melhora o desempenho escolar, serão prescritas as lentes e fornecidos os óculos gratuitamente. Caso seja identificada alguma doença oftalmológica que necessite de cuidados imediatos, os pacientes serão encaminhados ao Hospital de Olhos de Piracicaba para acompanhamento especializado. Os pais e as crianças que passarem pelo mutirão receberão as orientações necessárias sobre como proceder, conforme a idade. Esperamos melhorar o desempenho nas atividades escolares e promover a saúde ocular das comunidades com acesso limitado à assistência oftalmológica”, explicou.

ESTRUTURA
Ainda conforme o oftalmologista, no dia do mutirão, o salão da paróquia receberá toda estrutura necessária para os atendimentos. “Contaremos com médicos oftalmologistas que irão realizar as avaliações especializadas, equipe de enfermeiro e técnicas de enfermagem para conduzir nos exames. Teremos ainda a equipe de voluntários ligados ao Projeto Olhar Sempre e ao Exército de Formiguinhas para a condução do mutirão. O espaço e estrutura de apoio será oferecido pela Cúria Diocesana de Piracicaba e os equipamentos oftalmológicos cedidos pelo Hospital de Olhos”.

Serviço:

O que: Mutirão Oftalmológico

Quando: 26 de março, das 9 às 16 horas

Onde: Paróquia Sagrada Família (Rua Jacinto Roberto Penedo, 160 - Bairro Mario Dedini)

Para quem: crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, dos bairros Mario Dedini, Bosques do Lenheiro, Jardim Gilda e Industrial, e comunidades Frederico e União

Pré-cadastro e mais informações pelo WhatsApp: (19) 99600-4362 – Débora Ferraz

 

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções