Notícias da Diocese

História: 100 anos do Instituto Baroneza de Rezende em Piracicaba

Publicado em 16 de março de 2022 - 11:02:17

Quem passa pelas avenidas Dona Lídia, Barão de Serra Negra e Dona Francisca, localizadas no bairro Vila Rezende, em Piracicaba (SP), e se depara com uma escola azul, não imagina a vasta e significativa história que ela carrega.

O Instituto Baroneza de Rezende guarda as histórias de todos aqueles que, como um presente à sociedade, o criaram; as daqueles que continuam o seu legado diariamente; e, por fim, as daqueles que confiam em uma formação humana e cristã. 

Da Madre Joana Batista Minks, criadora do Instituto, à Irmã Rita de Cássia Saturno, atual Diretora da escola, muito se viu, viveu e construiu. A história do instituto está diretamente ligada à das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição (FIC), fundada em 1843, na Áustria, pela Madre Francisca Lampel. 

Sediado em Piracicaba (SP), a semente para o que viria se tornar a escola como a conhecemos hoje começou a ser plantada fora do Brasil, na Áustria, quando a Madre Joana Batista Minks começa a desenhar, aos seus 66 anos, o projeto. Ao lado de mais cinco irmãs que com ela cruzaram o Atlântico, ela fundou aqui a primeira escola doméstica para jovens da época, em 19 de março de 1922, dia de São José. 

Seu sonho era ser missionária, mas, naquela época, mal sabia ela que o conquistaria com louvor: o que começou como um projeto de educação para mulheres transformou-se em uma instituição pioneira, que é, até hoje, muito mais que uma escola, mas um lugar de acolhimento para crianças, adolescentes e suas famílias. 

Lydia de Souza Rezende, filha do Barão de Rezende

A carta convite, enviada por Lydia de Souza Rezende, filha do Barão de Rezende, foi o empurrão de que precisava para não adiar mais seus desejos de evangelizar no Brasil. Madre Joana sonhava em expandir os horizontes, e Lydia desejava um novo modelo de educação e viu nas Irmãs Franciscanas o que acreditava que Piracicaba precisava. 

Junto da Madre Joana Batista vieram também as irmãs Geralda Urscheler, Adolfine Luber, Fortunata Strandner, Edmunda Baier e Leocádia Scheucher, que levaram mais de 20 dias a bordo de um navio para chegar em terras brasileiras. Assim que colocaram os pés no Brasil, o objetivo principal era aprender a Língua Portuguesa o mais rápido possível.

O Baroneza foi então fundado e iniciou suas atividades com o jardim de infância e o ensino primário, além da Escola de Economia Doméstica e Agrícola, que passou a funcionar em junho daquele ano. Foi um trabalho pioneiro, realizado com muita dedicação e que teve importante função social em nossa cidade, pois centenas de moças da época foram preparadas para constituir família, administrar com competência suas casas e a colaborar com a renda familiar, exercendo as atividades culinárias e manuais desenvolvidas pelas educadoras católicas.

Em 1962, nascia a parceria com o SESI - Serviço Social da Indústria, que resultou na criação do Centro Educacional SESI 085, localizado no prédio da Av. Barão de Serra Negra, onde permaneceria por 32 anos. Em 1994, a parceria entre SESI e Irmãs Franciscanas se desfez, e o Instituto Baroneza de Rezende passou a funcionar da maneira que o conhecemos hoje: uma escola para crianças de diferentes faixas etárias. 

De 1922 para cá, a instituição - buscando atender a comunidade escolar que tanto prezamos - passou a contar, na época,  com uma sala de cada série. Atualmente, atende a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Essa meta foi alcançada em 2008, quando teve início o Ensino Médio, possibilitando o oferecimento de uma preparação completa para o vestibular, sem deixar de lado os valores humanos. 

A herança deixada pelas Irmãs que passaram pelo instituto (e as que seguem com ele) é a pedagogia do amor, que muito além de conhecimentos técnicos busca oferecer aos alunos uma formação como seres humanos dispostos a amar e serem amados. 

O caminho foi longo e de altos e baixos, mas certamente pavimentado pela sabedoria de Deus, que guiou e auxiliou a instituição em todos os seus objetivos desde o "dia 1": construir um mundo mais justo, solidário e humano. 

Tantos anos de história deram a chance de reafirmar compromissos e reescrever o enredo, que como toda história real e viva possui erros e acertos. E é exatamente este o desejo para os próximos anos que estão por vir: manter avivados os valores que trouxeram o Baroneza a 2022, com abertura e disposição para aprender e inovar e dedicação para transformar alunos em seres humanos cada vez mais incríveis.

O instituto tem um agradecimento especial às Irmãs, equipe de Direção, professores e funcionários, familiares e responsáveis, alunos e ex-alunos. Pois, sem cada um deles, a história do Baroneza não seria possível! 

Que os próximos 100 anos tragam ensinamentos e conquistas tanto quanto todos os anteriores até então.

Texto e fotos: Instituto Baroneza de Rezende

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções