Notícias da Diocese

Dom Devair: Quaresma é tempo de propósito, com jejum e abstinência conscientes

Publicado em 2 de março de 2022 - 16:16:03

A Quarta-feira de Cinzas dá início à Quaresma, período preparatório para a celebração da Páscoa. O tempo quaresmal, que vai até quinta-feira da Semana Santa, antes da missa vespertina da Ceia do Senhor, é tradicionalmente marcado pela realização de jejuns e abstinências pelos católicos. O bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, ressalta que isso não pode ser entendido simplesmente como “regime ou dieta”, mas precisa ser vivenciado com “consciência e seriedade Cristãs” (vídeo abaixo).

“Quarta-feira de Cinzas é dia de jejum e abstinência. O jejum significa que nós tiramos uma das grandes refeições, o almoço ou a janta, e faz apenas uma refeição bastante simples. É preciso fazer isso com consciência porque jejum não é regime, não é dieta”, disse o bispo ao final da missa do último domingo (27).

Sobre a abstinência, Dom Devair ressaltou: “Não se deve comer carne. Tudo bem, mas aí as pessoas vão atrás de alguma coisa para substituir a carne. O bacalhau, só para citar um exemplo, está com o preço nas alturas. Não precisa comer bacalhau na Quarta-feira de Cinzas e também não precisa na Sexta-feira Santa. Isso não é penitência. Com o preço que está, fazer festa com a família (em dia de abstinência) chega a ser quase um pecado.”

O bispo lembrou que para fazer a abstinência basta não comer a carne, mas não há uma obrigação de comer peixe, seja qual for. 

“Vamos fazer as coisas com seriedade. Quaresma também é tempo de propósito. Tem gente que fica 40 dias sem comer chocolate, mas no domingo de Páscoa compra um baita ovo de chocolate e come sozinho. Não é assim. A abstinência e o jejum que nós temos que fazer é aquele que se torna algo concreto para o outro”, destacou Dom Devair ao recordar que a penitência pode incluir uma doação, um gesto de caridade para os mais necessitados.

“Devemos fazer jejum e abstinência com consciência e seriedade Cristãs”, disse o bispo, finalizando: “A Igreja nos pede jejum e abstinência duas vezes no ano: Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa. Só. Então, não é nada extraordinário a gente seguir essa orientação e fazer uma Quaresmas consciente”.

Campanha da Fraternidade
Na noite de 2 de março, o bispo de Piracicaba preside a Santa Missa da Quarta-feira de Cinzas, às 19h30, na Catedral de Piracicaba. Com o início da Quaresma, ocorre também a abertura da Campanha da Fraternidade que, neste ano, tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

Segundo Dom Devair, cada paróquia da Diocese encontra sua forma de trabalhar o tema da Campanha da Fraternidade anualmente, considerando as diferentes realidades. “Não podemos perder de vista, no entanto, o papel da família na educação e o trabalho dos professores cristãos. Entendo que existem professores que têm como missão propagar os valores humanos. É preciso trabalhar com esses agentes para que despertem para essa missão”.

 

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções