O padre Adalton Roberto Demarchi assumiu o ofício de pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santa Bárbara d’Oeste, no último domingo (13), em missa de posse canônica presidida pelo bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, às 17 horas. A igreja fica na Rua Monsenhor Henrique Nicopelli, s/n, no bairro Vila Aparecida, e a celebração foi transmitida ao vivo pelo YouTube (assista neste link: https://www.youtube.com/watch?v=-FXvtF4-wM8).
Antes da transferência para a nova comunidade, padre Adalton passou dez anos como pároco da Paróquia São João Batista, em Capivari. Ordenado em 1992, ele completa 30 anos de sacerdócio na próxima quarta-feira (16) e espera poder colocar sua experiência a serviço da comunidade barbarense.
“Espero poder colaborar. Tenho muito a aprender ainda, mas creio que posso contribuir para que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida possa crescer ainda mais”, disse. “Penso que toda mudança é desafiadora. Estou voltando para Santa Bárbara, onde passei o tempo da minha formação. A cidade mudou muito, cresceu bastante e creio que é sempre um novo desafio”, afirmou o padre.
Além disso, o novo pároco destacou: “A Paróquia Nossa Senhora Aparecida é tradicional, tem muitos fiéis, inclusive devotos de Nossa Senhora que não residem na paróquia. Então, nosso trabalho vai ser de acolhida, de abrir as portas literalmente para que a comunidade esteja exercendo todo vigor da sua fé”.
Padre Adalton afirmou que, assim como se dedicou à comunidade de Capivari, se empenhará para servir os fiéis em Santa Bárbara d’Oeste. “Assumo este compromisso com muito amor e prometo dar o melhor de mim para que eu possa estar, integralmente, a serviço dessa parcela do povo de Deus, contribuindo pastoralmente para o crescimento de todos nós. Estou à disposição também de toda a cidade, nos aspectos sociais, econômicos, políticos, para podermos juntos trilhar os caminhos da justiça e da humanidade, os caminhos onde os valores do Evangelho possam ser vividos na sua integralidade”.
TRAJETÓRIA
O padre Adalton é filho de Antônio Demarchi (falecido na última quarta-feira, dia 9 de fevereiro) e Maria de Lourdes H. Demarchi. Ele nasceu em 12 de novembro de 1965 e foi ordenado presbítero em 16 de fevereiro de 1992.
Foi pároco da Paróquia São João Batista, em Capivari, de janeiro de 2012 até fevereiro de 2022. Também foi diretor, entre 2013 e o final de 2021, do Curso Diocesano de Teologia, do qual segue como professor. Leciona também na Escola Diaconal “São Filipe Diácono” e é membro da Comissão para Padres Eméritos.
Iniciou seu ministério sacerdotal como vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, em Rio Claro, onde ficou de 23 de fevereiro de 1992 a 31 de janeiro do ano seguinte. De 3 de fevereiro de 1993 a 8 de março de 2001, foi pároco da Paróquia Sant’Ana, em Piracicaba. Em 15 de março de 2001, assumiu como pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Rio Claro, ofício que desempenhou até 1º de agosto de 2009.
Foi assessor da Pastoral da Juventude diocesana de 1990 até o ano de 1999. De 1994 a 1996, foi coordenador da então Região Pastoral Norte da Diocese. Em 2000, assumiu a função de ecônomo diocesano, a qual exerceu até 18 de fevereiro de 2009. Também foi procurador diocesano, além de membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores. Coordenou ainda a Escola de Teologia para Leigos em Rio Claro do início de 2007 a julho de 2009.
É formado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas), onde obteve licenciatura e mestrado, com concentração na área de Ética. Formado em Teologia, também pela PUC Campinas, tem seu bacharelado reconhecido pela Pontifícia Universidade Nossa Senhora Assunção de São Paulo, onde se especializou em Sagrada Escritura, com concentração de estudos no Novo Testamento. Possui também especialização em línguas bíblicas.
De 1996 a julho de 2009, foi professor na PUC Campinas. Em agosto de 2009, transferiu-se para Roma para estudar na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde fez doutorado na área de Bioética. Retornou à diocese em julho de 2011. Em agosto daquele ano, passou a exercer seu ministério em Piracicaba, como vigário-paroquial da Paróquia Santo Antônio (Catedral) até janeiro de 2012. Foi administrador paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Rio das Pedras, de 3 de janeiro de 2017 a 18 de janeiro de 2018.